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Mercado e Vendas | PROMOÇÃO
E-commerce: saiba como oferecer frete mais barato

Se você possui dúvidas em relação ao envio de mercadorias e à definição do valor de frete, aprenda as melhores táticas para deslanchar nas vendas virtuais.

· 20/07/2022 · Atualizado em 17/09/2022
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Você, microempreendedor que trabalha com o sistema de e-commerce, provavelmente já sabe que precisa atentar para os detalhes para convencer seus clientes da compra. O preço, as imagens de divulgação e as informações do produto, por exemplo, são essenciais para a decisão do consumidor.

Outro ponto de grande relevância para a finalização da compra é o preço do frete. Neste artigo, o Sebrae quer te ajudar a oferecer as melhores opções de frete e te ensinar dicas básicas do e-commerce para não perder as vendas.

1. Valor do frete

O valor do frete é muito importante para a tomada de decisão do cliente entre comprar ou não o produto. O preço não pode ser tão alto, visto que o valor do produto também será levado em consideração.

Quando os valores de frete chegam a mais de 50% do valor do produto, a tendência é que o consumidor desista da compra e acabe por abandonar o carrinho virtual.

Para evitar as desistências de compra, em vez de cobrar uma tarifa alta no envio, calcule corretamente o valor do frete, com base no valor da compra.

Como calcular?

O cálculo do frete pode ser realizado com base no peso e no volume do item. Ele é cobrado, então, a partir de uma conta de multiplicação de largura, comprimento e altura do produto dividido por 6.000 (que é o número indicado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos). Os Correios utilizam esse método para cálculo.

2. Cadastre o produto corretamente

Você sabia que um pequeno erro ao cadastrar o tamanho da mercadoria a ser enviada pode influenciar muito no valor do frete? Isso ocorre porque o valor é calculado pelo tamanho da mercadoria, que está diretamente relacionado ao tamanho da embalagem.

Por isso, tenha muito cuidado na hora de cadastrar os dados para evitar custos adicionais!

3. Qual o melhor formato de envio?

Analise o tamanho da sua clientela e quais são os melhores meios para realizar a entrega. Baseado nas respostas, escolha o que melhor se adequar à sua realidade. Vamos listar algumas possibilidades.

Transportadoras: a depender da sua localidade, talvez seja mais rentável o contato direto com transportadoras. Antes de tomar uma decisão, informe-se, pesquise, compare e anote a média de quantas encomendas recebe por mês.

Uma plataforma de apoio para o microempreendedor que utiliza o e-commerce é o site Melhor Envio. Com ele é possível calcular o valor da sua peça de envio em várias transportadoras, como Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, Latam Cargo e Buslog.

A partir das informações fornecidas, você pode analisar o valor, a modalidade e o prazo de entrega para então decidir qual opção melhor se enquadra na sua loja virtual.

Motoboy: para atender pedidos que sejam na mesma região da loja física, uma opção é terceirizar o serviço por meio da entrega por motoboys. A depender do valor, pode ser mais rápido e mais em conta.

4. Frete grátis

Para aderir a essa opção, é importante ter um bom controle financeiro, uma vez que os custos do envio serão por conta da sua empresa. Ela pode ser válida para produtos de pequeno porte ou até mesmo para situações em que o consumidor desistiu da compra.

Essa alternativa, além de ser uma estratégia para evitar o abandono de carrinhos da sua loja on-line e conquistar novos clientes, também é a tática ideal para datas especiais e comemorativas da loja e para elevar o número de consumo, com marketing de ofertas como “compras até tal valor ganham frete grátis”. É importante salientar, porém, que, mesmo na opção de frete grátis, sua empresa deve zelar pelos padrões de qualidade no envio.

Produtos bem embalados, curto prazo de envio e qualidade no atendimento são fundamentais para qualquer modalidade de entrega.

Além de disponibilizar gratuitamente um e-book sobre negociação, o Sebrae oferece suporte aos pequenos e microempreendedores que querem construir um bom site para a sua loja virtual e obter instruções sobre como pequenos negócios podem crescer por meio de marketplaces.

Está esperando o quê? Amplie o seu conhecimento e gere crescimento e expansão do seu negócio com o Sebrae!


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