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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
E-sports são campo fértil para o marketing de influência

Torneios de e-sports tornam-se o palco ideal para o marketing de influência com público crescente, que deve ultrapassar meio bilhão de espectadores em 2024.

· 16/01/2023 · Atualizado em 24/01/2023
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Uma nova modalidade esportiva, chamada de e-sports ou esporte eletrônico, surge com um potencial enorme para o marketing de influência, aquele que se associa a influenciadores digitais para a divulgação ou consolidação de uma marca. Os esportes eletrônicos são competições realizadas por meio de games, os jogos eletrônicos, e, atualmente, já são considerados esportes profissionais, da mesma maneira que o tradicional futebol e outras tantas modalidades tradicionais.

O primeiro torneio de jogos eletrônicos foi realizado em 1972, nos Estados Unidos, mas somente a partir dos anos 2000, com a expansão da internet, é que os e-sports tornaram-se realmente populares. O advento do streaming, a partir de 2010, fez com que os esportes eletrônicos explodissem em termos de público.

Segundo a Newzoo, principal fonte de dados sobre a indústria de games, o público geral dos campeonatos de e-sports saltou de 397,8 milhões para 435,9 milhões de 2019 para 2020, e há uma projeção de que esse número chegará a 577,2 milhões em 2024. O Brasil é o terceiro país em termos de audiência para esportes eletrônicos no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Com todo esse público, a visibilidade de negócios presentes nos e-sports é uma jogada de marketing vantajosa. Ela se dá principalmente pela parceria com influenciadores que ajudam a criar um relacionamento entre a marca, produto ou serviço com o seu público.

Esses influenciadores são pessoas ligadas de alguma forma ao e-sports, que têm audiência e prestígio junto ao público. Podem ser jogadores ou times que disputam os torneios, produtores de conteúdo – jogadores ou não que criam vídeos, blogs e podcasts – ou streamers, que criam conteúdo voltado não a torneios, mas ao jogo em si, explicando como conseguir um bom desempenho nas jogadas e eventualmente fazendo promoções.

Da mesma forma que nos esportes tradicionais, o marketing nos e-sports pode ser realizado pelo patrocínio de uma equipe ou um torneio, que exibirá a marca nas competições, ou pela contratação de um influenciador para que ele possa falar sobre a marca ou produto. Com uma grande base de seguidores nas redes sociais, esses profissionais têm grande credibilidade e influência entre seu público. Pesquisa do Ibope indica que entre os brasileiros com acesso à internet, 52% deles seguem algum influenciador digital, e 50% tomam decisões de compra com base na opinião de algum influenciador.

Entre os influenciadores de games no Brasil, o mais famoso é o Felipe Neto, que começou com um canal no YouTube sobre o jogo Minecraft e, hoje, é uma celebridade, influenciando mentes e corações. Já Alexandre Borba Chiqueta, mais conhecido como Gaules, é um ex-jogador que conta com 3,8 milhões de seguidores na plataforma de vídeos Twitch, que é focada em jogos eletrônicos.

No YouTube, um dos principais influenciadores de e-sports é Gabriel Toledo, que é um atleta profissional da área e usa o codinome Fallen em seus vídeos. Entre vários nomes conhecidos estão, entre outros, Marcelo Augusto David, conhecido como Coldzera; Felipe Gonçalves da Roda, o BrTT; Gabriel Henud, que usa o nome Revolta no Twitch e Revoltalol no YoTube; e Bruno Goes, que usa o apelido Nobru.

Com a transformação digital que o mundo passa hoje em dia, o marketing de influência ganha terreno e é um campo fértil para gamers, desenvolvedores, designers e profissionais de tecnologia da informação (TI).

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece uma série de cursos e assistência em suas unidades para empreendedores que desejam explorar as oportunidades de marketing de influência na área de e-sports. Entre os cursos on-line e gratuitos disponíveis, recomendamos o Introdução à Indústria de Games. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.


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