this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 16:57:56 BRT 2023
Inovação | APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Economia e sustentabilidade: conheça o banheiro seco

Entenda a construção do banheiro seco, sua utilização, manutenção e como essa tecnologia pode evitar problemas de saneamento básico.

· Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já ouviu falar sobre o banheiro seco? Essa é uma opção de construção de sanitários ecológicos, sustentáveis e bem mais econômicos que os banheiros tradicionais. 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa gasta em torno de 3,3 mil litros de água por mês, o que representa 110 litros de água por dia. No Brasil, dados da Agência Nacional de Águas (ANA) revelam que o brasileiro consome até 200 litros por dia, muito além do que é recomendado pela ONU.

Cerca de 30% desse consumo está diretamente ligado ao uso de vasos sanitários, então o banheiro seco vem na contramão do desperdício de água. Que tal implementar esse modelo de bioconstrução no seu negócio? O Sebrae te explica os benefícios. 

O que é banheiro seco?

A principal característica do banheiro seco é que ele não usa descarga com água, o que gera economia de água e energia. Ele também é um grande aliado do meio ambiente, uma vez que os dejetos podem ser utilizados como adubo para plantas.

É possível que os resíduos do banheiro seco sejam jogados diretamente no solo, mas, nesse caso, há um grande risco de contaminação de lençóis freáticos. É por isso que o banheiro seco de compostagem é o mais indicado nos quesitos economia e sustentabilidade. 

Modelo de sanitário compostável

Geralmente, o modelo de sanitário compostável possui uma estrutura onde no lugar da privada há um depósito – algo como um tambor coletor – feito para receber os dejetos (xixi e cocô). Na cabine do banheiro, há um buraco conectado ao tambor coletor e uma mangueira para escoar o xixi para baixo da terra.

Entre o tambor coletor e o assento do vaso costuma haver um certo espaço ou estruturas complementares que servem de câmara de ventilação. Acoplado ao sistema, há um tubo de ventilação que, quando aquecido pelo sol, puxa e libera os gases da câmara de ventilação para fora do banheiro.

Após utilizar o banheiro seco, no lugar da descarga, o usuário pode jogar maravalha ou serragem sobre os dejetos. A composição, além de barata, é sustentável, pois reaproveita restos de madeira.

Vantagens do banheiro seco

A urina humana é uma grande fonte de nitrogênio, servindo para nutrir e alimentar as plantas. Logo, o contato do nitrogênio com o solo garante um desenvolvimento mais forte e saudável para a área vegetativa onde o banheiro está instalado. 

Outra vantagem muito interessante é que o banheiro seco pode ser portátil, com a opção de sistemas móveis usados em eventos temporários ou viagens. 

Saneamento básico

O banheiro seco também pode ser uma grande ferramenta de inclusão social para famílias que não têm acesso a água encanada, já que esse formato sanitário possibilita o acesso facilitado ao saneamento básico. 

Essa ainda é uma alternativa viável para residências localizadas em chácaras, roças e locais onde se desenvolve a agricultura, visto que os dejetos são potenciais fertilizantes. 

Manutenção

Para garantir a limpeza e a higiene do sanitário compostável, o ideal é que o tambor coletor seja trocado a cada seis meses. O posicionamento da mangueira no solo também deve ser modificado para evitar a concentração do nitrogênio em uma única área.

Além disso, cuidados com a limpeza do assento devem ser praticados com periodicidade para evitar a proliferação de bactérias. 

Se gostou deste conteúdo, acesse o Portal do Sebrae, conheça oportunidades para alavancar os seus negócios e aproveite para saber mais sobre os materiais que têm revolucionado a construção civil.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?