this is an h1

this is an h2

Mon Jan 30 23:39:38 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Em cartaz: pipoca gourmet! Conheça essa oportunidade de negócios

A tradicional pipoca ganha muitos sabores na versão gourmet e garante ótimas vendas.

· Atualizado em 30/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de pipoca do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos. Anualmente, são vendidas cerca de 80 mil toneladas de milho de pipoca no Brasil, o que representa 7,68% do PIB nacional. O sucesso é tão grande que, em alguns cinemas, ela chega a representar por volta de 45% do lucro. Por isso, dificilmente vamos encontrar alguém que nunca comeu ou ouviu falar de pipoca. Presente nos cinemas, nas tardes em casa, na saída da igreja, nas praças, parques e eventos, a pipoca está na memória afetiva de momentos felizes.

Atualmente, ela está presente em mais lugares, em diversos sabores, formatos e possibilidades. Então, está aí uma boa oportunidade para empreender: a tradicional, amada e conhecida pipoca ganha destaque no mercado de uma forma diferente, inovadora e gourmetizada.

A pipoca gourmet é um excelente produto que tem dois pontos essenciais na hora de fazer dinheiro: chama a atenção e tem fácil aceitação. O importante, então, é ter um produto de qualidade que vai fazer o cliente retornar, porque experimentar já é praticamente garantido.

Como surgiu a pipoca?

Existem algumas teorias sobre o surgimento da pipoca: alguns afirmam que foi há nove mil anos e que os povos maias, astecas e incas foram os primeiros a verificar que, ao ficarem expostos ao calor, os grãos de milho da pipoca estouravam e passavam a ter a forma de “florzinhas brancas”. Muito bem, mas essa versão romantizada da pipoca ficou para trás, e hoje é possível empreender vendendo pipoca de diversas maneiras. Vamos conhecer?

Capacitação e criatividade

O que vale é a criatividade e a capacitação técnica para se aventurar nos sabores. Você pode focar em um ponto específico da pipoca: apenas pipocas doces (amendoim, chocolate, caramelada com vinho, morango, leite condensado e coco e muitos outros), apenas pipocas salgadas feitas com produtos diferenciados (bacon, ervas finas, queijo, limão e ervas, alecrim e açafrão, entre outros), pipocas colocadas em pacotes especiais para presente e ocasiões especiais, pipocas coloridas para crianças. Além da forma tradicional de servir em um saquinho ou caixinha de papelão, verificamos no mercado a oferta de pirulitos e até bolos de pipoca.

A grande vantagem do mercado de pipoca gourmet é que o número de ingredientes costuma ser reduzido, o que significa que você pode comprar milho de pipoca em grandes quantidades e negociar um melhor preço, além de ter menos perda na hora de produzir. Mas, é importante ter um plano de negócios, o que ajuda a organizar o início desse empreendimento.

Como vender o produto?

A aceitação é muito boa. No entanto, existem alguns pontos de vendas que podem ser estratégicos, como um local específico de um bairro, no shopping ou mesmo um carrinho de pipoca.

Outras possibilidades de empreender com a pipoca gourmet são: atuar em festas e eventos ou atender um público-alvo específico. Caso queira começar em pequena escala, em casa, é uma excelente forma de começar com baixo investimento: uma pequena fábrica caseira com maquinários avançados ou com formas mais tradicionais de fazer a pipoca, dependendo do volume que vai ser fabricado. Tenha atenção para usar uma embalagem que impeça o excesso de umidade do produto e também que proporcione um bom armazenamento.

Independentemente de onde for começar, os principais pontos de atenção estão relacionados à variedade do cardápio e à apresentação do produto, por isso dedique atenção também à identidade visual das embalagens, que são o toque final. É importante investir na comunicação visual porque isso ajuda muito na divulgação e no alcance das vendas.

A sua pipoca não pode sair de cartaz!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?