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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreendedor: como escolher e alavancar o seu modelo de negócios

Primeiro passo para alavancar o seu modelo de negócios é escolher qual o mais adequado para a empresa e desenvolver um plano estratégico para o seu crescimento.

· 18/05/2023 · Atualizado em 11/06/2023
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Antes de mais nada, é preciso entender que há uma grande diferença entre modelo de negócios e plano de negócios. Muitas pessoas confundem o modelo com o plano, então vamos então explicar o que é um e o que é outro traçando suas principais características.

O plano de negócios é o passo-a-passo para a execução da empresa, um documento que detalha o planejamento e explicita a viabilidade do negócio por meio da análise do mercado no qual estará inserido.

Ele apresenta os recursos financeiros necessários do investimento inicial e também para a operação regular da empresa, a estrutura mínima para seu funcionamento, as questões ligadas à legislação nacional e local e as ações de marketing para divulgação dos produtos/serviços e fomentar as vendas. 

Já o modelo de negócios, assunto deste artigo, é a ideia central do seu empreendimento. É ele que vai definir o que fazer, como fazer, a quais clientes ou segmento de clientes se destina, quais serão os custos iniciais e de operações e como serão geradas receitas.

Com as respostas em mãos, o empreendedor terá construído o seu modelo de negócios. 

Entender que o primeiro passo para alavancar o seu modelo de negócios é escolher entre os vários tipos qual é o mais adequado para a sua empresa e desenvolver um plano estratégico para o seu crescimento. 

Confira os modelos de negócios mais comuns no mercado 

  • Franquia: um dos mais conhecidos modelos de negócios que existem e no qual uma empresa chamada de franqueadora oferece uma licença para outras empresas se estabelecerem com a marca, produtos, estrutura, serviços, método de produção e marketing definidos pela franqueadora. Os exemplos são muitos, como a global McDonald's, às nacionais Boticário e Cacau Show. 
  • Assinatura: nesse modelo de negócio, são oferecidos produtos ou um pacote de serviços ao cliente mediante o pagamento de um valor, geralmente mensal. Muito utilizado de TVs por assinatura como a Net e serviços de streaming, como a Netflix, mas que vem se diversificando com a oferta de produtos como as assinaturas de bebidas como a Evino, produtos de beleza como a Glambox e livros, como a Tag. 
  • Freemium: apesar do nome do modelo ser pouco conhecido, é muito utilizado por pessoas que se beneficiam do produto sem custos, mas em contrapartida é bombardeado de anúncios e com alguns recursos limitados. É um meio termo entre o modelo gratuito (free) e o premium. Spotify e Youtube, por exemplo, oferecem conteúdos gratuitos com a inserção de propagandas de tempos em tempos. 
  • Marketplace: pode ser definido como um grande shopping center virtual, onde uma plataforma digital pertencente a um nome consolidado do varejo, como o Magazine Luiza, que abriga várias empresas vendendo seus próprios produtos. 

Saiba mais

O Sebrae oferece apoio para alavancar o seu modelo de negócios por meio de conteúdos estratégicos, ferramentas e aplicações práticas. Como o curso on-line e gratuito Como validar seu modelo de negócio. 

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