this is an h1

this is an h2

Tue May 30 21:49:43 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreendedor: saiba a importância de dizer não

Aprender a dizer não pode tornar você um empreendedor melhor. Parece estranho? Nós vamos lhe mostrar como e por quê!

· Atualizado em 30/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Pode parecer estranho, mas ele se tornou um empreendedor melhor quando aprendeu e começou a dizer não. Dizer sim é muito fácil, mas as consequências podem ser cruéis!

Veja estes exemplos: comprar produtos que não necessitava apenas para se livrar da insistência do vendedor, comparecer a compromissos indesejáveis para não parecer chato diante de um amigo, aceitar uma oferta de trabalho mesmo que seja ruim com medo de magoar a pessoa que fez a oferta, aceitar o convite para ir para uma festinha na casa do chefe para não o constranger e depois descobrir que ele nem notou a sua presença… Essas são algumas das inúmeras situações a que muitas pessoas se submetem por medo ou simplesmente porque não sabem dizer não.

As consequências de dizer sim para tudo podem ser:

  • tornar-se uma pessoa insegura e sem autoconfiança;
  • não saber se impor em debates e conversas importantes;
  • ser facilmente manipulado com chantagens emocionais;
  • meter-se em situações no mínimo constrangedoras;
  • negligenciar sua própria vontade.

Para os empreendedores, o hábito de dizer sim sempre leva a situações em que o resultado é também absorvido pela empresa, e o interessante é que as pessoas percebem e passam a utilizar isso como estratégia de negociação. Veja algumas situações que podem evidenciar um clima de “ele é bonzinho” ou “com ele a gente consegue tudo o que quiser”:

  • compradores que desejam comprar o máximo pelo menor preço possível ou receber tudo na hora quando há um custo na logística da entrega em prazo tão curto. Nesse caso, cabe ao empreendedor estabelecer os seus limites e não aos seus clientes;
  • sócios e colaboradores trazem problemas para você solucionar; e isso pode trazer um certo constrangimento porque será muito difícil dizer não. Nesse caso, é necessário avaliar com muito cuidado os riscos de perdas;
  • vendedores que insistem até vencer os seus limites e com isso conseguir boas margens de lucro.

Estratégias para aprender a dizer não

Entenda que, ao contrário do que possa parecer, dizer não vai trazer efeitos positivos tanto na gestão do seu tempo, como nos resultados da empresa. Para isso, é importante lançar mão de algumas estratégias. Acompanhe!

1. Defina prioridades: priorize as suas necessidades, não sacrifique as suas demandas para fazer tarefas que não são suas; aprenda a não comprometer a sua agenda por conta de demandas de outras pessoas.

2. Seja honesto, porém educado: procure não inventar desculpas descabidas, busque ser o mais honesto e transparente possível, mas fale de maneira educada sem ferir os sentimentos do outro.

3. Esqueça a necessidade de ser agradável: lembre-se de que dizer sim com medo do que as outras pessoas vão pensar acaba criando um sentimento em você de fragilidade e aprisionamento, é quase como se não tivesse vontade própria.

4. Não se sinta culpado: o sentimento de culpa funciona como um mecanismo de autossabotagem. É preciso eliminar esse sentimento e somente assim aprenderá a dizer não. Você tem o direito de não aceitar algo que o deixe desconfortável, ou seja, você não é obrigado a dizer sim para tudo.

5. Cuide mais de você: passe a se dar a importância que você merece e priorize o seu bem-estar. Afinal, você poderá ajudar melhor as outras pessoas estando bem com você mesmo. Inclua-se na sua gestão do tempo.

O Sebrae ajuda você a se tornar um empreendedor melhor. Procure-nos no 0800 570 0800. Aproveite e faça também o nosso curso EAD Como agir de maneira empreendedora.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?