this is an h1

this is an h2

Thu Dec 01 14:45:28 BRT 2022
Leis | LEGALIZAÇÃO DE EMPRESA
Empreendedorismo regional: formalizando o mercado local

Investir na formalização de pequenos negócios locais é uma boa prática para os municípios.

· 24/06/2014 · Atualizado em 01/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Incentivo ao empreendedor

A formalização das empresas precisa ser um bom negócio para os empreendedores, inclusive os de baixa renda, então a administração municipal deve criar condições para simplificar a regularização dos trabalhos informais.

Tudo isso depende da combinação de ações que incluem simplificar e reduzir o custo para a legalização do negócio e investir em adequação do espaço urbano, na fiscalização e na comunicação.  

Uma medida complementar oportuna é o uso do poder de compra da prefeitura, já que comprar mais dos pequenos negócios locais é uma forma de abrir um novo mercado e incentivar a formalização.

Caso de sucesso

Algumas cidades desenvolveram soluções para enfrentar a informalidade e já colhem bons resultados. A Prefeitura de Embu das Artes (SP), por exemplo, combateu a informalidade no comércio com a campanha “Tô Legal em Embu”, isentando pequenos negócios instalados na casa do próprio empreendedor.

Dos 2.500 informais que havia no município, 800 foram regularizados, inclusive 88% dos 550 expositores da Feira de Artes, o principal atrativo turístico da cidade.

Regularização do negócio

Algumas dicas importantes para enfrentar a informalidade: 

  • Reduzir a burocracia e os tributos. Os dados da informalidade local podem indicar o melhor caminho para uma política de estímulo à formalização das atividades informais, pois revelam quais são as principais atividades beneficiadas, qual é o valor do benefício etc. A maior parte dos informais realiza sua atividade produtiva em casa ou em espaços públicos. As legislações devem ser adequadas a essa realidade, regularizando atividades tipicamente rurais, pousadas (hospedagem domiciliar) e as chamadas “atividades de fundo de quintal”, exercidas na própria residência do empreendedor.
  • Oferecer infraestrutura. Criar espaços para a comercialização de produtos e serviços estimula a atividade produtiva, além de regularizar a ocupação desordenada de ruas e praças. Feira do Produtor Rural, Mercado Municipal, Shopping Popular e Polo de Comércio são algumas soluções possíveis.
  • Comunicar e orientar. A comunidade deve ser uma aliada na regularização das atividades produtivas, por isso é importante que todos conheçam as vantagens da redução da informalidade para os empreendedores e para toda a cidade. Ao mesmo tempo, deve ser intensificada a orientação dos empreendedores para que haja um impacto positivo na consolidação do negócio. Noções de gestão contribuem para o aumento do faturamento e da renda dos profissionais.
  • Oferecer crédito. A formalização das atividades produtivas garante a adoção de novas ferramentas de gestão, sendo o acesso ao crédito uma das mais importantes. Como é preciso estimular a oferta de linhas de investimento na produção urbana e na rural, compete à administração municipal atrair instituições financeiras e de microcrédito para a cidade. 
  • Fiscalizar. A fiscalização é fundamental para o sucesso de uma política de redução da informalidade. Esse processo deve ser feito em duas fases: a primeira consiste em uma visita de orientação e de esclarecimento das vantagens da formalização, com prazo definido para a adequação da atividade produtiva; a segunda diz respeito à fiscalização punitiva.

Resultados esperados

  • Mais empresas abertas e formalizadas.
  • Diminuição de custos operacionais e de tempo para abertura, alteração e encerramento de negócios.
  • Aumento na geração de empregos formais.
  • Trabalhadores com direitos sociais assegurados.
  • Aumento da oferta de serviços empresariais na localidade, incluindo crédito, capacitação, tecnologia etc.
  • Maior arrecadação de tributos em médio prazo.

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?