this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 22:22:08 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreender na beleza traz renda e independência financeira

O Mercado de Beleza traz muitas oportunidades para empreender com sucesso através da prestação de serviço ou de venda de produtos cosméticos.

· 26/02/2023 · Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Seja pela falta de oportunidades no mercado de trabalho ou pelo desejo de mudar de área visando obter aumento de renda, muitas mulheres encontram no empreendedorismo uma esperança para melhorar as condições de vida, tanto dela quanto da família.

De acordo com um estudo da Serasa Experian, 40% das mulheres ouvidas afirmaram que a busca pela independência financeira foi o principal motivo que as levou empreender no primeiro semestre de 2022; 29% buscavam mais flexibilidade de tempo; e 18% delas encontraram no empreendedorismo uma nova fonte de renda após perderem o emprego formal.

E a dificuldade de encontrar recolocação profissional é um desafio imenso para a maioria. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que a taxa de desemprego no país referente ao 2º trimestre de 2022 ficou em 9,3%. O levantamento mostrou que o desemprego entre as mulheres continuou bem maior em comparação com os homens: 7,5% para eles e 11,6% para elas. Ainda de acordo com o estudo, a população fora da força de trabalho no período também era composta em sua maioria por mulheres. No 2º trimestre de 2022, elas representavam 64,6% desse total.

Dados do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas, coletados pelo Sebrae, mostraram que o número de microempreendedores individuais no segmento de beleza e estética no primeiro semestre do ano superou em 8% o mesmo período de 2021, apontando para o maior nível em três anos. “Não causa espanto a porcentagem de mulheres que resolvem empreender como forma de renda extra no mercado da beleza. Afinal, são elas que têm jornada dupla dentro e fora de casa, cuidam dos filhos e são, em maioria, responsáveis pelas finanças da casa”, comentou Isabella Portella, empresária. 

Para ajudar as empreendedoras de todo o Brasil, o Sebrae traz cursos e informações relevantes para quem quer empreender no segmento de Beleza.  Conhecer as dicas de Isabella, que é  empresária e blogueira, bem como os cursos do Sebrae pode ajudar a empreendedora a alcançar a independência financeira através do empreendedorismo, seja prestando serviços ou vendendo produtos. 

1 - Trabalhe sua mentalidade

Tornar-se empresária envolve uma grande mudança de mentalidade: é importante levar em conta que agora será sua própria chefe e que os resultados só dependerão de você. “Então, é importante colocar a mão na massa!".

O Sebrae disponibiliza o curso como agir de maneira empreendedora. Este é o primeiro passo para, de fato, tornar-se uma empreendedora de sucesso e para que você saiba um pouco mais sobre empreendedorismo e quais são as atitudes necessárias para o sucesso do seu negócio.

2 - Concentre seus esforços

“O mercado da beleza é amplo, mas atirar para todos os lados, sem dedicação, não parece ser uma boa opção. Foque seus esforços na área que mais tem afinidade e a faça caminhar primeiro. Depois, você estará pronta para se aventurar em mais uma área do ramo”, aconselha a especialista.

O curso do Sebrae Aprender a Empreender ajudará você a conhecer as principais características que um empreendedor deve ter e a dominar os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. 

3 - Aprenda a gerenciar seu negócio

A empresária, mentora e influenciadora lembra que, na Comunidade Sebrae, é possível trocar experiências com outras empreendedoras para ajudar o negócio a prosperar. “Acima de tudo, tenha em mente as principais regras: faturamento não é lucro e o dinheiro do seu negócio não é seu e sim da sua empresa”, completou.

O Curso do Sebrae Como administrar um pequeno negócio é destinado ao microempreendedor individual e ensina os conceitos básicos como cliente, fornecedor, concorrentes. Ele ajudará você a aprender sobre estabelecimento de metas, o controle do dinheiro e a análise de resultados.

4 – Esteja atualizado em relação ao mercado de Beleza e siga bons exemplos

Para empreender no mercado de Beleza, é importante não apenas estar atualizada em relação ao que acontece no mercado, mas também fazer cursos e treinamento. Para isso, esteja sempre conectado ao Portal e às redes sociais do Sebrae Beleza no https://linktr.ee/SebraeBeleza.

Isabella recomenda manter-se perto de pessoas que torcem e incentivam o seu desenvolvimento. “Você sabia que você é a média das cinco pessoas que mais convive e acompanha? Que tal fazer uma listinha de cases de sucesso para você se espelhar?”, aconselhou.

5 - Monte um plano de ação e de negócios

É recomendável  montar um plano de ação com todas as suas metas e objetivos para guiar o processo de transformação da renda extra e o de independência financeira. 

Como elaborar um plano de negócio é um curso curto de apenas 2 horas que traz dicas de como elaborar um plano de negócios, focando na competitividade e inovação.

Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba  mais sobre empreendedorismo, mercado e como ser bem sucedido no seu  negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?