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Wed May 03 21:18:05 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empresas com propósito – o que são e porque são importantes

Uma tendência que vem alterar a forma como os consumidores e os funcionários se relacionam com as empresas.

· Atualizado em 03/05/2023
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Empresas com Propósito ou, como são designadas internacionalmente, Mission-Driven Companies, são empresas que acreditam ser possível ter um impacto positivo no que diz respeito a questões sociais e ambientais, mantendo o compromisso com a inovação e o lado econômico.

Mais do que apenas vender produtos ou serviços, as empresas procuram agora ter um propósito como ponto central da sua estratégia. Uma boa forma de promover relações mais duradouras e profundas com os seus clientes e funcionários.

Mas o que é o propósito, que benefícios traz, como deve ser adotado e ser comunicado? 

Ter um "propósito" é assumir uma responsabilidade para com o planeta e com todos os seus habitantes, uma responsabilidade que começa de dentro para fora e, que na realidade, devia ser compartilhada por todos. Ao mesmo tempo, é também o compromisso de que os objetivos estabelecidos serão cumpridos, contando para isso com a colaboração de todos, quer sejam colaboradores ou stakeholders.

Benefícios das empresas com propósito

As empresas com propósito são mais bem sucedidas, além de vários outros benefícios:

  • Funcionam a longo prazo

O propósito precisa passar do abstrato para ações concretas e contínuas - o que leva o seu tempo a ser alcançado. Deve ser incluído no planejamento de estratégias e objetivos, já que uma das suas funções é ajudar a guiar a empresa e providenciar uma trajetória mais consistente que possa colher melhores resultados, no futuro.

  • Retêm talento

Um estudo da Virgin Pulse indica que 73% dos Millennials procuram propósito no trabalho e 77% consideram a cultura organizacional tão ou mais importante do que salário e benefícios.
Assim, é fácil compreender que as empresas com propósito conseguem reter mais talento, já que contratam mais facilmente pessoas que se identificam com a cultura da empresa.

  • Criam engagement

O propósito funciona como um elemento motivador e cria engagement, ou seja, um maior envolvimento dos trabalhadores com o seu trabalho, um maior proveito das suas capacidades cognitivas, físicas, mentais e emocionais que resulta num melhor desempenho, retenção de talento ou captação de novos talentos com o impacto social.

Como se tornar uma empresa com propósito

O propósito deve fazer parte do dia a dia da empresa e refletir-se em tudo, desde o comportamento da administração à forma de agir dos colaboradores.

Para se tornar uma empresa com propósito ou cimentar esta prática na sua empresa:

  1. Descubra o propósito 

Para descobrir o propósito da sua empresa, deve começar por consultar todos os stakeholders. Descubra como tudo começou; que crenças e valores foram implementados pelos fundadores quando iniciaram o negócio; quais são as expectativas dos trabalhadores; como é vista a empresa pela comunidade; o que pensam os consumidores sobre ela e que necessidades existem na sociedade atual. 

As perguntas-chave que deve fazer são:

  • Quem somos? 

  • Para que existimos? 

  • Que soluções vamos resolver? 

  • Qual o nosso significado para o mundo?

  1. Comunique o propósito

Depois de definido o propósito, a missão e os valores da empresa, é tempo de pensar na melhor forma de os comunicar e começar o processo de interiorização e assimilação.

As perguntas-chave que deve fazer são: 

  • Como posso comunicar o propósito e sensibilizar para esse tema?

  • Como posso criar engagement?

  • Como posso transmitir o propósito nos diversos níveis da empresa?

  1. Torne o propósito parte da cultura organizacional

O propósito deve se tornar uma parte essencial da cultura organizacional, de tal forma que comece a integrar as atitudes e comportamentos diários de todos os colaboradores da empresa. Deve direcionar todos os serviços, produtos e processos da organização, incluindo a implementação de critérios de ESG e Responsabilidade Social, tão importante pare desenvolver esse sentimento de pertença e que pode incluir programas de grande impacto social.

Para conseguir alterar a cultura organizacional neste sentido, aposte fortemente na comunicação interna e em dar o exemplo através da liderança. 

As perguntas-chave que deve fazer são: 

  • O que desejamos alcançar?

  • Quais são as atitudes e comportamentos esperados?

  1. Consolide o propósito 

Para que o propósito seja consolidado e se torne sustentável na empresa, deve fazer parte de todas as suas decisões e relacionamentos. Os Recursos Humanos desempenham um papel crucial nesse sentido. Devem implementar práticas de educação e formação, avaliação de desempenho e promoção, sempre alinhados com o propósito e os seus objetivos - assim como criar e implementar ações concretas que geram impacto na sociedade e no meio ambiente.

Dicas para comunicar corretamente o propósito

Comunicar o propósito de forma a ser compreendido por todos os que interagem com a empresa, nem sempre é fácil. É nesta fase que muitas empresas encontram os seus maiores obstáculos, que podem até dar origem a problemas de branding.

  • Ser transparente

Demonstre como o seu propósito orienta as decisões de negócio, as contratações de novos trabalhadores e a organização da empresa. 

  • Medir o sucesso

Utilize métricas para perceber o quanto cresceram desde que se tornaram numa empresa com propósito. Apresente as conquistas alcançadas e mostre como a aplicação desses valores geraram retorno para a empresa.

  • Comunicar também o que não faz

É importante, também, comunicar aquilo que se recusa a fazer. Mostrar como o propósito influenciou uma decisão negativa em relação a algo, é uma forma igualmente relevante de se posicionar e indicar o que é ou não valorizado na empresa. 

  • Ser persistente

Lembre-se que conseguir incutir propósito na cultura de uma empresa é um processo longo, que exige bastante esforço e pode ser melhorado todos os dias. Não desanime se no início tiver dificuldades em transmitir a mensagem pretendida.

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Artigo criado a partir do conteúdo do canal do YT Sebrae SE.

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