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Finanças | SERVIÇOS FINANCEIROS
Empréstimo para abrir franquia: vale a pena?

Saiba o que deve ser analisado antes de pedir um empréstimo para abrir uma franquia.

· 30/09/2022 · Atualizado em 28/10/2022
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Se o seu sonho é ter um negócio próprio, abrir uma franquia pode ser uma oportunidade incrível. Primeiro porque une o desejo de ter sua própria empresa com um modelo de negócio aprimorado, o que dá maior segurança de sucesso; segundo porque é possível contar com o apoio do franqueador e aproveitar o marketing e o know-how da marca. 

A realidade, porém, não é tão simples quanto pode parecer. Os desafios de quem abre uma franquia são bem semelhantes aos enfrentados em qualquer outra empreitada. 

Investimento

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, existem oportunidades para qualquer perfil de empreendedor: desde aqueles com menor poder aquisitivo até os que apostam alto no negócio. 

De acordo com a entidade, os modelos de negócios variam em relação ao formato (quiosques, lojas, trabalho de casa) e ao investimento inicial, que pode partir de R$ 5 mil e chegar a R$ 36 milhões. Já o prazo de retorno do investimento inicial depende do modelo de negócio, podendo ser de 24 a 36 meses.

Recomendações

Abrir uma franquia envolve uma série de fatores. Algumas empresas, por exemplo, cobram royalties (percentual do faturamento), de modo que alguns empreendedores precisam recorrer a um empréstimo para começar ou ao menos completar o financiamento necessário para dar conta de colocar o negócio no mercado. Isso contribui para que muitos não consigam desenvolver um negócio bem-sucedido. 

Com isso em mente, antes de tomar qualquer decisão, é preciso atentar para algumas dicas: 

  • Análise histórica do franqueador

Antes de tornar sua empresa uma franqueadora, é importante conhecer as responsabilidades e as atribuições de um franqueador, como a operação diária, os planos de ação de curto e longo prazo, as oportunidades e os desafios. Desse modo, você poderá tomar uma decisão mais assertiva e consciente. 

  • Indicadores financeiros 

O investimento em uma franquia deve dar retorno para o dinheiro e o tempo gastos. Nesse sentido, existem diversos indicadores que ajudam a organizar os dados e a entender as informações sobre um negócio, como o Retorno sobre Investimento (ROI).  

Esse cálculo pode ajudar a definir se você, empreendedor, vai ou não abrir determinado modelo de franquia. Mesmo em negócios conhecidos, o payback deve ser posto na mesa para que as expectativas do empreendedor não sejam frustradas e seu bolso não saia prejudicado. Esse cálculo também inclui a taxa de franquia, o ponto comercial, os royalties (se houver) e o capital de giro. 

Outro indicador é o ticket médio, que informa o valor médio gasto por clientes em um período. Para esse cálculo, divide-se o total de vendas no ano pelo número de compras.

  • Projeção de faturamento

Uma das formas de projetar o faturamento é usar como base quanto se espera ganhar por mês - mas é preciso que o desejo de faturamento seja condizente com o histórico da franquia, o nicho de mercado, os canais de venda, o investimento em marketing e a previsão de volume de vendas. 

  • Empréstimo 

Depois de analisar todas essas opções e ver que, sim, a franquia é o modelo de negócio apropriado, mas que você ainda não tem os recursos necessários, saiba que é possível recorrer a algumas instituições financeiras que concedem linhas de crédito com condições diferenciadas para o mercado de franchising. 

Com o recurso liberado, será possível financiar a abertura, o capital de giro, a matéria-prima, o mobiliário e muitos mais. Porém, para seguir em frente com essa decisão, é preciso cautela. Os bancos fazem, então, um check-up que inclui as informações pessoais (crédito no mercado, dados atualizados etc.) e as taxas de retorno do negócio.   

E lembre-se: conseguir recursos deve ser a solução e o início do seu sonho de empreender, não o fim. Por isso, pense e analise bem antes de “bater o martelo”. 

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