this is an h1

this is an h2

Wed Mar 15 18:41:27 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Entenda a diferença entre empresa tradicional e startup

A escalabilidade é a principal diferença entre os dois modelos de negócios.

· Atualizado em 15/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabe a diferença entre uma empresa tradicional e uma startup? Muitos empreendedores confundem os dois tipos de modelo de negócios. Acreditam que são pequenas empresas, mas na verdade estão na jornada de uma startup ou mesmo o contrário.

Entender a diferença entre os dois modelos é importante para você seguir na jornada correta, conseguir investimentos e recursos, bem como atingir os seus objetivos. 

A principal diferença entre uma empresa tradicional e uma startup é a escalabilidade, ou seja, é quando um negócio consegue atender a uma demanda crescente, sem aumentar os custos e mantendo a qualidade.

Essa é a característica principal de uma startup, que desde o nascimento já tem como objetivo crescer e se tornar uma grande empresa. Geralmente, uma startup surge a partir de uma oportunidade, uma tendência ou da descoberta de uma solução inovadora.

Por outro lado, uma empresa tradicional nasce a partir de uma necessidade e todo seu planejamento é baseado na sobrevivência e no retorno do valor inicialmente investido.

É uma empresa que não se arrisca muito e que não tem como objetivo escalabilidade. Seus produtos e serviços costumam ser conhecidos do público e ter nichos locais já experimentados. 

 

Os investimentos são essenciais para o crescimento sustentável de uma startup, que passa por fases na sua jornada empreendedora.

No início, uma startup pode contar com funding (investimento) do tipo Bootstrapping (recursos próprios) ou Investidor Anjo (especialistas que apoiam financeiramente e com participação no negócio).

Quando ganha tração e já está mais consolidada, uma startup parte para investimentos dos tipos: Private Equity, Crowdfunding ou Aceleradoras. 

Os objetivos de um negócio podem identificar o modelo escolhido. Se você está iniciando um empreendimento inovador com foco na escalabilidade e irá em busca de investimentos para crescer de maneira sustentável, você está no caminho das startups. 

Mas, se seu objetivo é empreender com produtos e serviços conhecidos pelo público, com capital de giro, visando a sobrevivência e o lucro, você está na jornada da empresa tradicional.

Entender as diferenças é importante para que você possa se atualizar e se manter na jornada empreendedora que lhe trará sucesso e realização. 

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Como criar uma Startup

Sebrae Like a Boss

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?