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Wed Aug 31 02:35:44 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Entenda a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

Veja como você pode aplicar estratégias direcionadas para aumentar o seu tráfego, seja ele orgânico ou pago.

· 22/07/2022 · Atualizado em 31/08/2022
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De modo geral, tráfego é a quantidade de visitantes que o seu site recebe. É a forma como os seus potenciais clientes encontram a página do seu negócio, seja pelos buscadores, pelas redes sociais ou por outros sites. Esse ponto é o que diferencia o tráfego orgânico do pago. 

Tráfego orgânico é o que acontece de maneira espontânea. Quando uma pessoa faz uma busca na internet e encontra seu site, por exemplo. Você consegue acompanhar relatórios de tráfego orgânico pelo Google Search Console, Google Analytics, My Business e também pelos Insights de redes sociais. 

Uma vantagem do tráfego orgânico é o baixo custo de investimento. O custo por clique vai baixando à medida que o tráfego é gerado. Já a desvantagem é que o tempo de resposta costuma ser mais longo. É um trabalho de longo prazo, que exige dedicação e tempo para planejar e produzir conteúdo de qualidade que atraia a atenção do público. 

Para gerar tráfego orgânico você pode utilizar as seguintes estratégias:

  • E-mail marketing: É uma forma de manter o relacionamento com o seu cliente e também o interesse dele pelos seus conteúdos. 
  • Marketing de conteúdo: Produzir conteúdo de interesse da sua persona é a principal maneira de gerar tráfego orgânico. Conheça sua persona para que você produza conteúdo certo. Aposte em diferentes formatos, vídeos, posts, blogs, landing pages com e-books ou outros materiais informativos.
  • SEO: Otimização dos mecanismos de busca. Significa tornar o seu site mais fácil de ser encontrado pelos motores de busca, utilizando técnicas e estratégias. Utilize palavras-chave e faça boas descrições no seu site. 

O tráfego pago, por sua vez, tem uma resposta mais rápida, mas precisa de um orçamento destinado para ele. São os acessos oriundos dos anúncios ou links patrocinados. Você consegue acompanhar os relatórios de tráfego pago por meio de ferramentas como Google Ads, Facebook e Instagram Ads, Youtube Ads e outras. 

Também utilizamos os seguintes termos para falar de tráfego pago: SEM (Search Engine Marketing) e PPC (Pay Per Click). O pequeno empresário investe um orçamento específico por mês em plataformas de criação e veiculação de anúncios. 

Quando uma pessoa faz uma busca no YouTube, por exemplo, os resultados trazem vídeos e anúncios. O termo anúncio aparece na frente para que o usuário saiba que é um conteúdo pago. O mesmo acontece nas outras redes sociais e em buscadores, como Google. 

Para gerar leads qualificados, ou seja, seus potenciais clientes, o tráfego pago é a opção mais fácil. Isso porque os anúncios aparecem nas primeiras posições dos motores de busca. Além disso, quando você cria uma campanha de anúncios, é possível definir a segmentação de perfil, geopolítica e outras. Assim, seu anúncio aparece para as pessoas que você já definiu como possíveis clientes e se torna uma estratégia direcionada. 

Além dos tráfegos orgânico e pago, ainda é possível falar em tráfego social, que tem sua origem nas redes sociais, e o tráfego de referência, que vem da indicação de influenciadores, por exemplo. Existem diferentes estratégias, e você não precisa escolher apenas uma forma de gerar tráfego para o seu site. O importante é conhecer as opções e saber quais você pode usar em cada momento. Sempre pensando no perfil do seu cliente e do seu negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer

5 dicas para acelerar as suas vendas pela internet

E aproveite os cursos do Sebrae:
Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: equipe comercial


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