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Wed May 10 20:36:45 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Entenda a relação entre Data Science e marketing Digital

Os dados ajudam no planejamento e na execução de ações de marketing mais eficientes e assertivas.

· 07/03/2023 · Atualizado em 10/05/2023
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Data science e marketing digital estão diretamente relacionados. Ao observar os dados, você tem uma visão mais estruturada do funcionamento do marketing digital de seu negócio. Isso é fundamental para planejar estratégias assertivas e eficientes para o público da sua empresa.

Data science ou ciência de dados é o trabalho que utiliza modelos estatísticos e métodos científicos com dados para resolver problemas interdisciplinares, focando no resultado para a empresa. 

No marketing digital, a atuação nos canais digitais gera um alto volume de dados. Assim, somente um processo estruturado permite a análise eficaz de toda informação coletada. 

Na prática, a aplicação do data science permite uma previsão de geração de leads e vendas, o que é fundamental para organização e estruturação logística do negócio.

Além disso, com dados, você consegue compreender quais as melhores ferramentas de marketing digital para o seu potencial cliente. Por exemplo, se são baixados mais e-books ou assistidos os webinars organizados. 

Também é possível prever o cancelamento de clientes. De acordo com os comportamentos e características dos perfis que costumam cancelar serviços ou compras, você consegue fazer essa previsão e se antecipar para reduzir a métrica que mede os cancelamentos. 

Assim, podemos considerar alguns benefícios do uso do data science no marketing digital:

  • Retenção de clientes: o data science pode ajudar na fidelização de clientes já que é possível identificar necessidades, desejos e o comportamento dos clientes;
  • Previsão de demandas: facilita a organização de tarefas dentro da empresa a partir de cenários futuros, o que otimiza a utilização dos recursos;
  • Segurança: é possível identificar gaps ou falhas por meio de dados. Analisando padrões de comportamento e verificando fragilidades, você pode evitar fraudes e ameaças;
  • Tomadas de decisão mais assertivas: talvez essa seja a principal vantagem do data science no marketing digital. Isso porque você passa a ter ações planejadas com base em dados e, assim, mais assertivas. 

Ciclo de data science nas ações de marketing 

Existe um ciclo contínuo que envolve data science e marketing digital, seguindo seis etapas: 

1. Entenda o problema: o que o seu produto ou serviço precisa resolver? Compreendendo os detalhes do problema do seu cliente, é possível definir os dados que serão utilizados para resolvê-lo.

2. Coleta de dados: quais são as fontes para realizar a coleta dos dados necessários para resolução do problema?

3. Processamento de dados: etapa da organização e do processamento dos dados.

4. Explore os dados: análise dos dados para gerar os insights. 

5. Comunique os resultados: gráficos são meios eficientes para compartilhar os resultados. 

6. Feedback: ajuda no fortalecimento do negócio e gera novos insights. 

Atualmente, planejar e implementar estratégias de marketing digital sem dados é quase que impossível. O data science pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Não deixe de lado esse recurso e tome decisões mais eficazes e assertivas. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Vejas algumas tendências no marketing digital para 2023

Big data para pequenos negócios do turismo


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