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Fri Oct 07 21:56:24 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Entenda como funciona o Google Ads

As palavras-chave são essenciais na estratégia e nas campanhas de anúncios do Google Ads.

· Atualizado em 07/10/2022
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O Google Ads é o antigo Google AdWords, a plataforma de criação e publicação de anúncios do Google. Os anúncios são veiculados na página de resultados do buscador, em destaque, nas primeiras colocações ou em banners. Eles também aparecem na rede de display (sites parceiros), nos aplicativos e nos vídeos do YouTube. 

A sigla ADS vem de Adwords, que significa anúncio (ad) e palavras (words). Ou seja, um anúncio de palavras. O Google Ads utiliza uma estratégia de compra e anúncio por palavras-chave. 

Assim, ao criar sua campanha de publicidade, é preciso definir palavras-chave que caracterizam o seu produto ou serviço. Como os anúncios são apresentados para os usuários que realizam a pesquisa no Google, as palavras-chave ou frases acabam segmentando e direcionando a campanha com mais assertividade e potencial de sucesso. 

Mas, lembre-se que nem sempre as pessoas fazem buscas com palavras específicas. Por exemplo, o usuário pode digitar mkt digital ou marketing digital. Então, para alcançar o público ideal, é preciso prever e definir as duas formas de se escrever o mesmo termo.

Outro ponto interessante na plataforma do Google é que os anúncios sempre são sinalizados com a palavra “anúncio” em negrito. É uma forma de diferenciar do conteúdo orgânico e deixar claro para o usuário que se trata de propaganda ou conteúdo pago.

De maneira geral, o Google Ads funciona da seguinte maneira: você determina o valor do seu orçamento e o quanto pretende pagar por cada clique no seu anúncio durante um mês. O Google vai descontando os valores de acordo com os cliques. 

Mas, não basta apenas pagar pelos cliques. Daí, a importância das palavras-chave. Vários anunciantes podem fazer propagandas de um mesmo produto ou serviço e colocar o mesmo orçamento. O que vai diferenciar e determinar a colocação na página de resultados do Google são dois fatores: o valor máximo do custo por clique (CPC) e o índice de qualidade da sua campanha, definido pela relevância para a busca do usuário. 

Para que sua campanha de anúncios no Google Ads seja eficaz, é preciso conhecer profundamente o seu cliente e criar a sua persona. Lembrando que a persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Ela é específica, o que faz com que suas ações de marketing sejam direcionadas e segmentadas. 

É preciso saber como sua persona se comporta e quais são seus hábitos. Como ela faz suas pesquisas on-line, ou seja, quais termos ou palavras-chave que ela usa. Inclusive, se ela possui vícios ou costumes de linguagem, por exemplo.

Além de definir sua persona, você precisa criar uma nuvem de palavras relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, se você tem um restaurante que serve apenas massas, pense quais são os termos que o seu cliente buscaria no Google: massa, massas, macarrão, nhoque, ngoque, lasanha, lazanha. Sim, coloque palavras escritas de maneiras diferentes, mesmo que não seja o correto.

Isso porque muitas pessoas não sabem como se escreve e podem buscar dessa maneira. Crie seu conjunto de palavras pensando na sua persona sempre. A estratégia do Google Ads tem se destacado e chega a uma grande quantidade de pessoas, justamente, por conversar diretamente com elas e pensar na experiência do usuário. Aproveite essa ferramenta para chegar a mais clientes. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

A evolução nos sistemas de busca: uma imersão completa

Como os anúncios no Google Ads podem melhorar os seus resultados


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