this is an h1

this is an h2

Sat Mar 25 01:42:30 BRT 2023
Planejamento | ESTRATÉGIA ECONÔMICA
Entenda como o planejamento eficiente das compras pode reduzir custos

Com o planejamento das compras da empresa, sobra tempo para fazer a escolha certa a um melhor preço para adquirir itens que condizem com o que o cliente espera.

· Atualizado em 25/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O planejamento das compras é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Toda empresa já tem uma rotina de compras, desde os grandes varejistas até o pequeno empreendedor. Por isso, se a aquisição dos bens e serviços adequados ajuda a empresa a enfrentar a concorrência, uma compra ruim pode prejudicar a capacidade de competir e ainda comprometer suas finanças.  

Na verdade, o planejamento pode significar a diferença entre lucro e prejuízo, pois o excesso de estoque pode significar custos extras ou a ausência de mercadoria pode resultar em vendas perdidas. É preciso ficar atento. 

O controle das compras também é estratégia importante na redução de custos, impactando diretamente na saúde financeira do negócio. Sem contar que é atividade essencial para suprir os insumos necessários à realização das atividades cotidianas. 

Produtos sobrando no estoque enquanto outros estão faltando, itens de baixa qualidade e um planejamento eficiente das compras. Este processo te ajuda a investir o dinheiro de forma inteligente, negociando preço de custo, ajustando prazos e priorizando a qualidade. 

E quais são as principais vantagens de um planejamento de compras eficiente? 

  • Redução de custos: o benefício mais evidente do planejamento é pagar menos. Planejar de forma antecipada é garantir um custo menor com possibilidade de prazos melhores. 
  • Melhor gerenciamento do fluxo de caixa: um bom planejamento permite à empresa saber não apenas o que comprar, mas quando, com melhor negociação das datas de vencimento, de modo que as parcelas não prejudiquem a capacidade de pagar obrigações como folha de pagamento e impostos, dentro da disponibilidade de seu fluxo de caixa. 
  • Melhor controle do estoque: empresas que não se planejam estão sempre tendo que fazer compras “para ontem” porque faltam produtos no estoque. O resultado: oportunidades perdidas de vendas. Com planejamento, pode-se garantir quase sempre que haverá mercadoria quando os clientes demandarem. 
  • Redução de fraudes: registros mais precisos e políticas adequadas reduzem o risco de fraudes.  

Aqui estão algumas dicas para implementar um planejamento de compras eficiente: 

1. Inicie o quanto antes: comece desde já a reunir os dados dos últimos meses e determinar pontos estratégicos para o próximo ano. Quanto mais tempo você tiver, mais calma terá na hora de planejar e mais fácil conseguirá resolver eventuais problemas. 

Para isso, estabeleça os principais produtos do seu negócio para dar foco a eles; crie uma lista com os fornecedores que você já possui; comece a pesquisar por novas opções de compra, como outros fornecedores e novos produtos; organize todas as contas que devem ser pagas nos próximos meses, para planejar o orçamento. 

2. Aproveite o final do ano para fazer um balanço financeiro: as informações vão ajudar a gestão de compras a se preparar para meses mais quentes e períodos de sazonalidade. 

3. Tenha um bom controle de estoque: entender os itens que mais saem, os que ficam parados, quanto custa cada reposição e a margem de lucro deles, te ajuda a direcionar o que você precisa para o próximo ano. 

4. Pesquise pelos melhores fornecedores: são eles que proporcionam os produtos de qualidade que você vende ao público, por isso cultive uma boa relação com eles. 

5. Acompanhe o recebimento e utilização do material: seja o manuseio dos produtos no estoque ou utilização de matéria-prima durante o dia a dia. Não deixe de ter esse cuidado! 

Do ponto de vista estratégico, o planejamento das compras pode fazer a diferença entre lucro e prejuízo, já que a falta de insumos (atraso na produção) e mercadorias (atraso no produto final) se traduzirá em clientes insatisfeitos e, por outro lado, o excesso de estoque significará custos extras.  

O cálculo é simples: com um planejamento prévio, você terá mais tempo para fazer a escolha certa e comprar itens que condizem com o que o cliente espera. Por isso, planeje sempre para usar seus recursos com inteligência! 

Em caso de dúvidas, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?