this is an h1

this is an h2

Sat May 20 15:16:51 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Entenda o processo de desenvolvimento da criatividade em startups

No Sebrae, você recebe apoio para implementar a sua empresa. A atuação é fortemente concentrada no momento da operação.

· Atualizado em 20/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As startups possuem quatro momentos distintos para implementar e desenvolver para o empreendedor: Curiosidade, Ideação, Operação e Tração.

A atuação do Sebrae concentra-se geralmente no momento da operação, mas há soluções para aqueles que querem empreender e ainda não iniciaram essa jornada. Nessa fase, o empreendedor implementa seu negócio, formaliza-o por meio da inscrição no CNPJ, e dá início às atividades da empresa.

É um momento em que você precisa de soluções de apoio à criação de uma cultura de disciplina financeira e da tradução da tese de negócios ao cotidiano.

Criatividade

Para desenvolver a criatividade e trazê-la à startup, o empreendedor pode apostar em algumas soluções.

No Sebrae, o tema é tratado nos momentos de Ideação e Operação. Na fase de Ideação, ele é trabalhado na solução Transforme sua Ideia em Modelo de Negócios.

Já na fase de Operação, existe um módulo de oito horas, no qual um consultor de mercado aborda o tema com foco no desenvolvimento de startups digitais.

Subtemas trabalhados

Os temas trabalhados no módulo de Criatividade são:

  • Brainstorming: conhecido como “tempestade” ou “chuva de ideias”, é uma técnica que auxilia a criação. Podendo ser realizada em seções, essa prática garante a liberdade para que os participantes tragam ideias e soluções criativas ao negócio;
  • Processos criativos: nessa etapa, trabalha-se muito com a imaginação. Uma das fases do processo é se preparar, examinando situações que precisam de soluções criativas, novas e originais;
  • Mapas mentais: essa técnica possui várias aplicações e é também uma ferramenta de aprendizagem, pois é a partir dela que se organizam e hierarquizam-se ideias por meio de palavras-chave;
  • Pensamento lateral, divergente e convergente: esses tipos de pensamento são utilizados para criar e encontrar soluções, sendo que cada pessoa apresenta o que pensa, de um jeito diferente. Pensamento divergente ou lateral é aquele considerado arrojado, que apresenta ideias novas e surpreendentes. Por outro lado, o pensamento convergente é aquele que tem como base a lógica e a dedução.
  • Design thinking: considerado um trabalho em equipe, o design thinking analisa propostas e soluções de inovação com base no trabalho colaborativo.
  • Storytelling: essa prática é caracterizada por ser uma contação de histórias que tem como base a invenção, a imaginação e a criatividade. Ao criar uma história de sucesso, por exemplo, o empreendedor pode também trazê-la à prática.

Acesse gratuitamente o curso on-line Transforme sua Ideia em Negócio

Querendo saber mais sobre Startups? Veja esses cursos gratuitos!

Propriedade intelectual para Startups

Modelagem e validação da proposta de valor para Startups

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?