this is an h1

this is an h2

Fri Oct 28 19:11:55 BRT 2022
Finanças | SERVIÇOS FINANCEIROS
Entenda quais são os tipos de investimento para startups

Veja quais são os investimentos adequados para alavancar os seus negócios e saiba como atrair investidores para a sua startup.

· 30/09/2022 · Atualizado em 28/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para aumentar o ritmo de crescimento e reconhecimento no setor de startups, o investimento é uma das peças fundamentais. Se você é um empreendedor do ramo, sabe que atrair a atenção de investidores pode ser um desafio, principalmente para empresas que estão no começo. 

Investir em uma ideia nova no mercado pode representar um risco, uma vez que ela ainda está em fase de desenvolvimento. Mas, com as dicas do Sebrae, você vai entender como despertar o interesse de clientes e descobrir quais são os investimentos ideais para a sua startup. Vamos nessa?

Conheça o perfil do investidor

Antes de buscar capital para a sua empresa, procure conhecer o perfil dos investidores de startups. Quando você entende o que eles procuram, saberá exatamente quais estratégias adotar para ser mais assertivo na captação.

Uma pesquisa desenvolvida em 2021 pela Captable - a maior plataforma de investimentos em startups do Brasil - ouviu 333 investidores ativos e listou algumas características específicas sobre eles. 

O estudo, chamado “Perfil do Investidor em Startups 2021”, revela que 88% dos investidores buscam um modelo de negócio eficaz, 76% estão à procura de startups com crescimento acelerado e 61% preferem investir em startups que possuem impacto social na solução apresentada pelo seu produto ou serviço.

Saiba qual o tipo ideal de investimento para a sua startup

Nem todo investimento possível para startups está ligado diretamente a aporte financeiro. Também há a possibilidade de investimentos no campo tecnológico, com conhecimento, acesso a mentorias, ajuda especializada, entre outras.

Mas, para escolher o melhor tipo para a sua startup, entenda quais são as reais necessidades do seu negócio e em qual fase ele está situado. 

Conheça algumas alternativas de investimento:

  • Family, Friends e Fools (FFF)

Consiste em buscar apoio das pessoas mais próximas do empreendedor, ou seja, de sua família, amigos e colegas. Por acreditar no potencial do empreendedor em questão, esse grupo geralmente investe mesmo quando não há possibilidade de retorno financeiro. Esse incentivo pode ser um pontapé inicial de grande valia para quem está no começo de sua trajetória. 

  • Bootstrapping 

É o tipo de investimento em que você utiliza os recursos do caixa da sua startup. Como o seu próprio faturamento é o seu capital de investimento, você obtém maior controle sobre o seu negócio e não precisa se preocupar em repassar o capital a um investidor. Essa opção, portanto, representa independência e autonomia para você e o seu negócio.

  • Incubadoras

Trata-se de um programa, geralmente proporcionado por instituições públicas, que oferece suporte a startups em fase inicial. As maiores vantagens de participar de uma incubadora são as possibilidades de criar networking com potenciais investidores, conhecer tecnologias para a sua área, obter facilidades no financiamento e na injeção de capital e conseguir oportunidades de qualificação e de suporte em pesquisas.

  • Aceleradoras

Possuem papel semelhante ao de uma incubadora, entretanto, nessa modalidade, os programas de investimento podem ser desenvolvidos por empreendedores ou investidores com maior experiência no mercado. As aceleradoras, como o próprio nome sugere, também desenvolvem ações voltadas para o crescimento acelerado em startups de destaque.

  • Programas governamentais

Assim como as incubadoras e as aceleradoras, os programas governamentais, como o InovAtiva, selecionam as startups e, na primeira fase do programa, proporcionam a elas uma série de mentorias com especialistas. Na segunda fase, elas recebem mentorias individuais, treinamentos e capacitações que impulsionam a evolução da empresa.

  • Investidor-anjo

É a pessoa física que investe com capital próprio em empresas novas com potencial de retorno financeiro e desenvolvimento rápido. Empresários ou profissionais liberais podem oferecer, além do aporte financeiro, suporte intelectual, com cursos, workshops e troca de experiências, por exemplo. Ainda cabe dizer que o investidor-anjo, mesmo que não seja um sócio, tem uma participação minoritária no negócio.

  • Crowdfunding

Popularmente conhecido como “vaquinha virtual”, o crowdfunding é um financiamento coletivo. Nele, o empreendedor explica o seu projeto por meio de uma plataforma on-line e arrecada contribuições de apoiadores da ideia. 

  • Venture capital

É um investimento voltado para empresas com bom potencial de crescimento e alta rentabilidade. Nessa modalidade, o investimento, feito por um investidor considerado de risco, pode ser feito por meio da compra de ações e da aquisição de direitos de participação (devido ao aporte financeiro oferecido).

  • Private equity 

Segue a mesma lógica do venture capital, ou seja, investidores de risco oferecem aporte financeiro com o objetivo de terem participação e retorno da startup. A principal diferença entre os dois tipos de investimento é que, enquanto o venture capital procura por empresas mais jovens em sua fase inicial, o private equity busca startups em fase de expansão. 

  • IPO

Refere-se ao termo “initial public offering” (oferta pública inicial) e representa uma grande oportunidade para quem tem o hábito de investir na bolsa de valores. Nessa modalidade, o empreendedor lança as ações da sua empresa na bolsa para ter sócios anônimos. Os investidores, por sua vez, podem negociar e comprar ações em momentos estratégicos para lucrar com o crescimento da startup. 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso portal para conhecer mais alternativas para o aprimoramento do seu negócio. 

Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?