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Tue May 23 21:23:15 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Entender o comportamento do consumidor é essencial para empresas

Volátil e pouco fiel às marcas: assim é o comportamento do consumidor atual.

· 10/02/2023 · Atualizado em 23/05/2023
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Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços. Também é entender quais são os fatores que pesam na hora de escolher uma marca. É encontrar oportunidades para aumentar suas vendas. É tudo isso e muito mais.

O guru do marketing Philip Kotler define comportamento do consumidor como a área que estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.

Assim, o comportamento do consumidor é um conceito que determina as diferentes técnicas e formas de estudar o processo de decisão de compra. Em linhas gerais, este processo se inicia com uma necessidade ou desejo. A partir daí, o consumidor passa por diferentes etapas até chegar ao momento de finalizar a compra.

O comportamento do consumidor busca entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. Ele é importante para que as marcas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão. O objetivo é ajudar o consumidor a percorrer mais rapidamente todas as etapas e concluir sua compra.

Desde o surgimento da internet, o processo de decisão de compra deixou de ser linear. São inúmeros canais, fatores e variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente.

Além disso, o consumidor consegue obter muitas informações relevantes, que vão influenciar diretamente na sua decisão, muito antes de entrar em contato com a loja.

Entender o comportamento do consumidor e os processos de decisão de compra é fundamental para uma empresa que deseja se consolidar no mercado. Afinal de contas, como desenvolver um produto ou serviço sem ter estudado o que o seu consumidor realmente busca?

Está cada vez mais complexo compreender a jornada de compra do cliente. São inúmeros canais, fatores e variáveis que tornam o processo de decisão de compra cada vez menos linear.

Antes de mais nada, é preciso entender quais são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor.

As decisões e atitudes relacionadas às compras do seu cliente são influenciadas por três fatores principais:

  • Fatores pessoais – os interesses e opiniões de uma pessoa. Eles serão afetados por dados demográficos como idade, sexo, cultura, profissão e assim por diante.
  • Fatores psicológicos – a resposta de todos a uma determinada campanha de marketing será baseada em suas percepções e atitudes. A capacidade de uma pessoa de compreender informações, sua percepção de sua necessidade, sua atitude, tudo terá um papel.
  • Fatores sociais – comportamento influenciado pelos pares, desde família e amigos até a influência da mídia social. Esse fator também inclui classe social, renda e nível de escolaridade.

Compreender essas três esferas é essencial, principalmente porque elas podem se desdobrar. Só assim, é possível ter processos de venda estruturados, estratégias de marketing digital eficientes, comunicação e atendimento ao cliente nos canais certos e outras ações que ajudem o cliente a percorrer a jornada de forma mais rápida e eficaz.

A seguir, algumas dicas que vão te ajudar a entender cada vez melhor o consumidor e a maneira como ele toma suas decisões de compra.

Mostre interesse pelo seu público

Se você mostra interesse pelas preferências, vontades, e principalmente, nas dores do seu consumidor, ele vai retribuir e se interessar cada vez mais pela sua marca.

Entender o comportamento do cliente não significa simplesmente se colocar de maneira hipotética no lugar dele. Saiba que existem diversas formas que permitem ter uma visão mais ampla que se aproxima da experiência real do consumidor em termos de contexto, motivações, percepções e movimentos.

Adapte-se às mudanças

Os consumidores mudaram a forma como se relacionam com as marcas que consomem. Hoje, eles vivem num contexto cultural que preza pela inovação, processam informações de maneiras novas e diversas e desejam interagir com as marcas e empresas de forma mais pessoal.

Portanto, profissionais de marketing que não procuram entender o consumidor de um ponto de vista antropológico e que não procuram insights sobre o seu comportamento, não vão mais conseguir engajar com seu público-alvo a ponto de convertê-los em clientes.

Fidelize os clientes

Tenha em mente que um cliente fiel age como propagador da sua marca. Ao indicar seu negócio para seus conhecidos, um consumidor fidelizado funciona como instrumento de marketing eficaz, já que a indicação de alguém próximo tem um enorme valor.

Além disso, consumidores fiéis são ótimos termômetros para o sucesso das ações da sua empresa. Como consomem com frequência, esses clientes podem ser o parâmetro ideal para saber se as ações tomadas estão realmente funcionando ou não.

Comunique-se da maneira certa

Um dos principais aspectos de sucesso de uma marca, que deve ser construído a partir do entendimento do comportamento do consumidor, é a linguagem utilizada na publicidade, definida em seu plano de comunicação.

E essa linguagem deve se moldar de acordo com o pensamento do público, com o objetivo de que ele se identifique facilmente com a marca que está sendo divulgada.

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