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Fri Feb 17 21:22:10 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Entregas além da expectativa: overdelivery

Não basta só fazer entregas, é preciso superar a expectativa do cliente! Conheça o overdelivery.

· Atualizado em 17/02/2023
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O serviço de delivery começou a ser ofertado no Brasil ainda na década de 1980. À época, os pedidos eram feitos por um telefone fixo e bicicletas e mobiletes eram os meios de transporte usados. Muitos anos se passaram, e, hoje, é impossível pensar em um estabelecimento de comida que não faça entrega, não é mesmo? Atualmente, porém, são as motocicletas que dominam o serviço de delivery, que, inclusive, explodiu durante e após o período da pandemia.

Mas, continuar a fazer do mesmo jeito que a maioria já não basta! Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e situações muito comuns no delivery, como a demora na entrega, pedidos trocados ou errados, enfim, geram muitas reclamações e automaticamente a perda de clientes. Hoje, o que está em análise pelo consumidor é a experiência e o relacionamento proporcionados durante as entregas. Por isso, nada de acomodar-se! A tendência agora é o overdelivery, um conceito que traz justamente esse valor a mais que pode ser entregue para superar as expectativas e fidelizar os clientes.

O que é overdelivery?

Na tradução do inglês, a palavra significa “entregar mais”. Na prática, é superar as expectativas do cliente, ou seja, o que ele não esperava e acaba recebendo, aumentando a percepção de valor sobre o produto/serviço. É essa agregação de valor que encanta e fideliza clientes. Além de reduzir as avaliações negativas, também aumenta a carteira de clientes e, consequentemente, as vendas. Esse aumento acontece porque torna seu cliente um divulgador desse valor que foi agregado. Pura satisfação!

Para ser over, é necessário muito planejamento e preparo. O principal fator antes de oferecer os acréscimos aos seus serviços é estar completamente preparado para atender abaixo do tempo estimado, o que significa ter uma excelente logística.

A Lei 12.436/2011 (Lei do Habib’s) prevê algumas regras que devem ser seguidas sobre promessas de entrega em tempos reduzidos, por isso fique ligado na legislação antes de fazer algum tipo de promoção focada somente no tempo de entrega.

O overdelivery é muito mais do que somente o tempo de entrega. Existem muitas estratégias que podem ser usadas para ser over, vamos conhecer algumas?

  • As embalagens são a apresentação da sua comida. Então, investir nas mais seguras e que “viajam bem” é uma boa estratégia para não correr o risco de surpresas desagradáveis na hora de chegar até o cliente.
  • Vale a pena investir em um kit com itens ou complementos necessários para aquela refeição.
  • Os complementos de brindes com foco na alimentação saudável e na sustentabilidade podem ser transformados em informações úteis aos seus clientes.
  • A clareza na comunicação em relação a prazos, preços e composição dos ingredientes são informações de direito, mas que geralmente não são respeitadas. Faça valer esse direito do seu cliente e invista nessa comunicação.

São dicas bastante simples, mas que agregam o valor que trará muitos resultados positivos. Não esqueça: ser over é um conceito de diferencial no mercado. Ao aderir, informe-se e comunique toda a sua equipe. O que não pode é querer ser over (acima) e acabar sendo under (abaixo).

Invista nessa ideia e solicite uma consultoria do Sebrae para ajudar você a inovar cada vez mais nas suas estratégias.


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