Planejamento, dedicação e organização são alguns fatores que fazem diferença no crescimento do seu negócio digital.

Iniciar um negócio digital pode parecer simples. Alguns dizem que basta um computador e internet. Mas, não é bem assim. Empreender no segmento exige dedicação, planejamento, organização e aprendizado contínuo, entre outros fatores.
Os negócios digitais são empreendimentos que utilizam a tecnologia para simplificar operações. É um mercado em alta, com diferentes possibilidades de ação. O baixo investimento e o alto alcance de público atraem muitos empreendedores para esse mercado.
O empreendedorismo digital tem desafios como a falta de recursos e de pessoal. Muitas vezes, o empreendedor precisa atuar sozinho em diferentes frentes de atuação, na busca por investimentos, no atendimento e no marketing digital, por exemplo. Assim, acaba caindo em alguns erros que podem prejudicar o seu negócio.
Separamos os erros mais comuns para você ficar atento e, se necessário, repensar algumas ações.
Não se planejar
Foco no business plan, porque ele é essencial para o desenvolvimento e sucesso do seu negócio digital. Você precisa conhecer seu público-alvo, sua concorrência, traçar seus objetivos, definir seus indicadores de avaliação e estratégias de ação. Um bom planejamento é fundamental para o seu negócio digital ter um diferencial no mercado.
Pouca dedicação ao empreendimento
Responda todas as mensagens, comentários e avaliações dos seus clientes com agilidade. Você também precisa estar atento às novidades que surgem a todo momento nesse segmento. É preciso dedicação para manter o crescimento do seu empreendimento digital.
Não estudar o mercado de atuação
Você precisa entender o mercado em que pretende atuar, quem são seus concorrentes e o que o seu negócio pode agregar ao segmento. Mantenha-se atualizado.
Não testar o produto
Não pense que seu produto ou serviço será um sucesso de vendas logo no lançamento. Você deve fazer testes junto ao seu público para receber feedbacks e fazer as adequações necessárias antes da disponibilização do produto.
Não identificar o cliente
Defina seu público-alvo, estude os diferentes perfis e crie suas personas. Você pode fazer um mapa da empatia para identificar os interesses e as dores do seu potencial cliente. Para direcionar suas ações, é preciso conhecer o seu público.
Falta de organização
O empreendedor, muitas vezes, tenta realizar todas as tarefas sozinho e sem organização. Isso pode gerar fadiga em empreendimentos digitais e até doenças como a Síndrome de Burnout. Aproveite as ferramentas on-line, como calendários e cronogramas, para organizar-se e manter o ritmo no trabalho.
Ter pouca disciplina
É preciso criar objetivos claros e esforçar-se para cumprir prazos e metas diárias. Quando falamos em negócios digitais, pensamos no empreendedor fazendo o seu próprio horário e trabalhando de qualquer lugar. Isso é possível, desde que exista disciplina.
Negligenciar as redes sociais
O marketing digital e a criação de conteúdo são fundamentais nos negócios digitais. Você precisa fortalecer sua presença on-line para aumentar o seu alcance e gerar engajamento. As redes sociais são os melhores canais para gerar conexão com o público, criar autoridade e fortalecer a sua marca.
Descuidar das finanças
É preciso fazer uma análise de viabilidade financeira, usar recursos e ferramentas para facilitar e organizar a gestão financeira do seu negócio. Pode ser que em alguns momentos você consiga muito lucro, mas, em outros, não renda muito. Essa variação exige um planejamento e controle maior das finanças.
Não agregar valor ao produto
Observe o seu diferencial para destacar-se da concorrência. Agregue valor ao seu produto ou serviço e mostre isso nas suas ações de marketing digital.
Importar-se apenas com métricas de vaidade
As métricas de vaidade não trazem resultados reais. Fique atento ao que interessa, às métricas que realmente fazem diferença para o seu negócio, como as de conversão de leads.
Parar de aprender
O mercado está em constante mudança. Por isso, você não pode parar o seu aprendizado. O desenvolvimento contínuo deve ser uma prática para o empreendedor digital.
Por fim, não deixe que as inúmeras tarefas e os mitos, como as métricas de vaidade, atrapalhem o crescimento do seu negócio digital. Para prosperar em um negócio digital, é preciso atentar-se a questões que podem parecer básicas, como planejamento, organização e disciplina. Mas, é seguindo por esse caminho que você pode fazer a diferença e alcançar resultados positivos.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)