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Tue Jan 24 19:41:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Erros mais comuns na hora de começar um negócio digital

Planejamento, dedicação e organização são alguns fatores que fazem diferença no crescimento do seu negócio digital.

· 20/12/2022 · Atualizado em 24/01/2023
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Iniciar um negócio digital pode parecer simples. Alguns dizem que basta um computador e internet. Mas, não é bem assim. Empreender no segmento exige dedicação, planejamento, organização e aprendizado contínuo, entre outros fatores.    

Os negócios digitais são empreendimentos que utilizam a tecnologia para simplificar operações. É um mercado em alta, com diferentes possibilidades de ação. O baixo investimento e o alto alcance de público atraem muitos empreendedores para esse mercado. 

O empreendedorismo digital tem desafios como a falta de recursos e de pessoal. Muitas vezes, o empreendedor precisa atuar sozinho em diferentes frentes de atuação, na busca por investimentos, no atendimento e no marketing digital, por exemplo. Assim, acaba caindo em alguns erros que podem prejudicar o seu negócio. 

Separamos os erros mais comuns para você ficar atento e, se necessário, repensar algumas ações. 

Não se planejar

Foco no business plan, porque ele é essencial para o desenvolvimento e sucesso do seu negócio digital. Você precisa conhecer seu público-alvo, sua concorrência, traçar seus objetivos, definir seus indicadores de avaliação e estratégias de ação. Um bom planejamento é fundamental para o seu negócio digital ter um diferencial no mercado. 

Pouca dedicação ao empreendimento

Responda todas as mensagens, comentários e avaliações dos seus clientes com agilidade. Você também precisa estar atento às novidades que surgem a todo momento nesse segmento. É preciso dedicação para manter o crescimento do seu empreendimento digital.

Não estudar o mercado de atuação

Você precisa entender o mercado em que pretende atuar, quem são seus concorrentes e o que o seu negócio pode agregar ao segmento. Mantenha-se atualizado.

Não testar o produto 

Não pense que seu produto ou serviço será um sucesso de vendas logo no lançamento. Você deve fazer testes junto ao seu público para receber feedbacks e fazer as adequações necessárias antes da disponibilização do produto.

Não identificar o cliente

Defina seu público-alvo, estude os diferentes perfis e crie suas personas. Você pode fazer um mapa da empatia para identificar os interesses e as dores do seu potencial cliente. Para direcionar suas ações, é preciso conhecer o seu público.

Falta de organização

O empreendedor, muitas vezes, tenta realizar todas as tarefas sozinho e sem organização. Isso pode gerar fadiga em empreendimentos digitais e até doenças como a Síndrome de Burnout. Aproveite as ferramentas on-line, como calendários e cronogramas, para organizar-se e manter o ritmo no trabalho.

Ter pouca disciplina

É preciso criar objetivos claros e esforçar-se para cumprir prazos e metas diárias. Quando falamos em negócios digitais, pensamos no empreendedor fazendo o seu próprio horário e trabalhando de qualquer lugar. Isso é possível, desde que exista disciplina. 

Negligenciar as redes sociais

O marketing digital e a criação de conteúdo são fundamentais nos negócios digitais. Você precisa fortalecer sua presença on-line para aumentar o seu alcance e gerar engajamento. As redes sociais são os melhores canais para gerar conexão com o público, criar autoridade e fortalecer a sua marca. 

Descuidar das finanças

É preciso fazer uma análise de viabilidade financeira, usar recursos e ferramentas para facilitar e organizar a gestão financeira do seu negócio. Pode ser que em alguns momentos você consiga muito lucro, mas, em outros, não renda muito. Essa variação exige um planejamento e controle maior das finanças.

Não agregar valor ao produto

Observe o seu diferencial para destacar-se da concorrência. Agregue valor ao seu produto ou serviço e mostre isso nas suas ações de marketing digital. 

Importar-se apenas com métricas de vaidade

As métricas de vaidade não trazem resultados reais. Fique atento ao que interessa, às métricas que realmente fazem diferença para o seu negócio, como as de conversão de leads.

Parar de aprender

O mercado está em constante mudança. Por isso, você não pode parar o seu aprendizado. O desenvolvimento contínuo deve ser uma prática para o empreendedor digital. 

Por fim, não deixe que as inúmeras tarefas e os mitos, como as métricas de vaidade, atrapalhem o crescimento do seu negócio digital. Para prosperar em um negócio digital, é preciso atentar-se a questões que podem parecer básicas, como planejamento, organização e disciplina. Mas, é seguindo por esse caminho que você pode fazer a diferença e alcançar resultados positivos. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como criar um planejamento para o seu negócio digital 

Primeiros passos para sua empresa ter presença digital 


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