this is an h1

this is an h2

Fri Sep 30 17:18:09 BRT 2022
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Escolha começar um negócio ou investir em um já existente

Conheça características, vantagens e desvantagens de começar um negócio próprio ou investir em uma empresa já existente.

· Atualizado em 30/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Na hora de decidir entre abrir uma nova empresa ou dar continuidade a uma já existente, é importante avaliar os pontos mais favoráveis e aqueles menos positivos de cada possibilidade. Nos dois casos, isso exige análise, planejamento e investimento, com tempo, bom senso e cautela.

Para saber qual a opção mais viável no momento, entenda que não há fórmula ideal, exceto o fato de que o processo requer análise cuidadosa do próprio empreendedor, que deve procurar o que atenda às suas necessidades e possibilidades e verificar o que será melhor para a sua situação, em particular.

Qualquer uma das modalidades trará uma série de desafios, por isso avaliar a gestão empresarial do empreendimento já existente é fundamental. Da mesma forma, a criação de um negócio novo exige muitos cuidados, conforme explicitamos adiante, onde você vai conferir informações e dicas de como você pode seguir o caminho mais assertivo para tomar essa decisão.

Nova empresa

Abrir um novo negócio permite mais liberdade, uma vez que tudo será feito de forma inicial. Esse empreendimento pode ser o reflexo dos seus sonhos e poderá atender às suas expectativas, seguindo exatamente o que você planejou.

Você não deve começar uma nova empresa sem antes elaborar um modelo de negócio ou um plano de negócio. Eles são diferentes, mas ambos são importantes nessa hora.

O modelo de negócio é a representação de como sua empresa vai funcionar. Compõe-se de etapas, elementos e estruturas que farão com que ela seja única, possuindo características apropriadas para entregar valor aos clientes e se destacar no mercado. Essa ferramenta é bem conhecida e não apresenta dificuldades para sua elaboração. 

O plano de negócio é uma ferramenta mais completa, envolve previsões, estimativas, levantamentos de informações do ambiente de negócio e outros dados estruturais importantes, oferecendo mais segurança na decisão. Um plano de negócio bem elaborado já contém no seu bojo o modelo de negócio.

O outro lado de começar é a passagem pelas questões burocráticas. Isso inclui definição da natureza comercial e jurídica, realização de consultas (imóvel, nome da empresa, localização, tipo de sociedade e sócios), registro do contrato, CNPJ, assim como das inscrições estadual e municipal e no INSS. Somam-se a isso alvará de funcionamento, autorizações, cadastros, entre outras ações. 

Iniciar uma nova empresa requer, ainda, um conjunto de características e comportamentos do novo empreendedor, que o credenciem para implantar e conduzir um novo empreendimento. Essas características podem ser aprendidas e aí entra o Sebrae para dar orientação, apoio e treinamento. 

Negócio existente

A facilidade é uma das vantagens de comprar uma empresa que já existe no mercado. Ela está estruturada, pronta para uso e com o processo desburocratizado, poupando tempo para o empresário.

O negócio também opera normalmente e possui toda a sua infraestrutura amadurecida e estabelecida. Isso inclui instalações físicas, grupo de funcionários, fornecedores, processos, entre outros aspectos.

Antes de adquirir um empreendimento existente, você deve fazer o estudo completo da empresa com informações sobre faturamento, impostos, comissões, custos, mercadorias, receitas, margens, dívidas, lucros e mais uma série de conhecimentos do novo negócio.

É necessário e vital pesquisar a imagem da empresa no mercado e a sua reputação perante os clientes e o público em geral.

Não deixe de fazer um levantamento acurado com base nos balanços e demais registros internos da empresa. Pesquise a situação junto a fornecedores, órgãos governamentais, judiciais, fiscais, trabalhistas e outros que julgar necessários. Acompanhe a empresa por algum tempo para observar tudo o que é importante.

Você também pode se tornar sócio ou investidor em negócios já existentes. Mas não tome decisões precipitadas, consulte especialistas experientes em investimentos e gestão de empresas. Com apoio de pessoas bem preparadas você poderá dar passos decisivos na sua vida profissional.

Saiba mais

Clique aqui e confira o passo a passo para abrir seu próprio negócio.

Melhore a gestão do seu empreendimento com o Diagnóstico Empresarial e fique por dentro do assunto.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?