this is an h1

this is an h2

Tue Aug 08 18:25:15 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Especialize-se em cabelos crespos e cacheados e ganhe mais

Conhecer o mercado e este público traz oportunidades para o profissional especialista em cabelos crespos e cacheados e suas diferentes tipos de curvaturas.

· 10/02/2023 · Atualizado em 08/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Pouco tempo atrás, as brasileiras procuravam profissionais e salões de beleza para terem fios lisos e chapados, como ditava a moda da época. Mas, esta realidade mudou, representatividade, aceitação e identidade fizeram com que as mulheres passassem a assumir a beleza natural dos seus cabelos crespos e encaracolados. Isto tem trazido oportunidades para cabeleireiros e salões de beleza especializados no processo de transição capilar, que consiste em interromper o uso de técnicas de alisamento químico para assumir a forma natural dos fios. 

De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 56% da população brasileira é constituída de negros. Mais de 70% das brasileiras têm cabelos crespos ou cacheados, segundo o Instituto Beleza Natural.

Estudo recente da Mintel feito em 2022 com consumidores de cabelos cacheados mostrou que 43% afirmam usar o cabelo natural, sem tratamentos químicos, escova ou chapinha, enquanto 26% disseram usar os fios naturais, mas ainda recorrem à escova e chapinha. Já 20% fazem uso do relaxamento para manter os cachos soltos e controlar o frizz. Os demais recorrem ao penteado afro curto (13%), tranças naturais (8%), tranças com extensões sintéticas (8%), afro (7%), extensões (4%), perucas (2%) e dreads (2%).

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) em parceria com o SEBRAE aponta que, nos últimos anos, houve um aumento de 47% na busca por serviços específicos para cabelos ondulados, cacheados e crespos nos salões de beleza. Ainda segundo a pesquisa, 56% das mulheres da Classe A possuem cabelos ondulados, cacheados ou crespos.

O interesse das consumidoras em usar o cabelo natural impactou fortemente a indústria da beleza, que passou a fabricar e disponibilizar produtos específicos para cuidar da estrutura capilar dos fios com curvatura e começou a exigir de profissionais a especialização em cortes e tratamentos para cabelos crespos e cacheados.

Conheça os diversos tipos de curvatura

Para ser um profissional especializado em fios crespos e cacheados é preciso conhecer os mais diversos tipos de curvatura. Criado pelo cabeleireiro norte-americano Andre Walker, o sistema mais utilizado em todo o mundo para identificar curvaturas divide os tipos de cabelo em quatro grupos: lisos (1), ondulados (2), cacheados (3) e crespos (4). Dentro de cada grupo existem subgrupos que simbolizam os tipos de curvatura representados pelas letras A, B e C (entenda abaixo).

Conheça o sistema de identificação de curvatura Andre Walker para cabelos ondulados, cacheados e crespos:

Ondulados

2A - Fino, esse tipo de fio apresenta uma leve curvatura e com pouco volume.

2B - Apresenta ondas um pouco mais definidas que o tipo anterior e possui tendência ao frizz.

2C - São grossos, volumosos e apresentam ondas mais definidas que os tipos anteriores.

Cacheados

3A - Apresenta cachos soltos e costuma apresentar a raiz lisa;

3B - Tem cachos um pouco mais fechados e raiz ondulada;

3C - Não existe consenso para esse tipo de fio, alguns especialistas consideram cacheado, outros crespos. Apresenta cachos bem definidos, fechados e pequenos.

Crespos

4A - Fio enrolado desde a raiz e com curvatura em formato de mola levemente definida. 

4B - Fio enrolado, com curvatura em formato “S”, espessura fina e alta densidade. Costuma apresentar fragilidade.

4C - Fio fino, frágil e com curvatura em formato “Z” que não chega a formar cacho.

É fundamental que o profissional que deseja se especializar em cabelos crespos e cacheados conheça a estrutura de cada tipo de curvatura, pois isso facilita na hora de determinar o tipo de corte que mais valoriza cada fio e quais tratamentos compõem o cronograma capilar adequado para a curvatura de cada cliente. Para isso, vale a pena investir em cursos de especialização para atender clientes de cabelos crespos e cacheados. 

Saiba mais com Juninho Loes, Hairstylist, especialista em cabelos crespos e cacheados.

Conheça o Portal do Sebrae Beleza no https://linktr.ee/SebraeBeleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza, siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram.  Acesse: https://t.me/sebraebeleza

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora