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Empreendedorismo | EMPRESA
Estratégias de diferenciação: o que nos torna únicos à concorrência?

Nos dias de hoje, diferenciar as empresas no mercado parece cada vez mais difícil, mas com as estratégias corretas é sempre possível.

· 14/02/2023 · Atualizado em 23/05/2023
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Se você não é o pioneiro do mercado, como se diferenciar dos concorrentes?

Essa dúvida é ainda maior e mais frequente quando os produtos/serviços oferecidos são exatamente os mesmos. Muitas vezes, essa é uma dificuldade enfrentada por quem trabalha com varejo ou quando enfrenta concorrentes que estão há mais tempo no mercado.

Nesses casos, a saída mais comum é sempre tentar se diferenciar dos concorrentes pelo preço. No entanto, esse é um posicionamento que pode acabar prejudicando a empresa. Afinal, entrar na guerra por preços prejudica a sua margem de lucro.

Além disso, nada garante que os seus concorrentes não vão abaixar ainda mais os preços deles. E, com isso, você pode se ver encurralado a comprometer a saúde financeira do negócio.

As estratégias de diferenciação fazem com que uma empresa se destaque significativamente através das suas ações, dos seus serviços e dos seus produtos.

São estas que fazem com que cada cliente localize e identifique uma empresa imediatamente, graças a um elemento diferenciador que a torna única. Mas não é fácil mostrar que uma empresa é diferente num mercado cheio de concorrência.

Um diferencial competitivo deve ter algumas características fundamentais. Michael Porter, professor da Harvard Business School em administração e economia, citou algumas delas:

  • Não ser imitado facilmente

Uma vez que a empresa consegue um diferencial competitivo, seja ele pela qualidade do seu atendimento ou na maneira com que algo é produzido, esse diferencial só se mantém caso não seja copiado.

Se uma rede de supermercados oferece um serviço personalizado para os seus consumidores, e isso pode ser facilmente imitado pelos concorrentes, a vantagem não se manterá.

  • Ser único

Ou seja, não deve haver no mercado outras formas de suprir a necessidade do cliente. Se o seu aplicativo ajuda os clientes a terem uma vida melhor, lembrando-os das refeições e de beber água, e ele é único no mercado, será um diferencial competitivo. Ter algo único cria uma posição valiosa frente à concorrência.

  • Sustentável

Para que a vantagem seja mantida, deve ser sustentável. Se ela não conseguir se manter ao logo do tempo ou puder ser facilmente copiada, se torna uma vantagem temporária e não competitiva.

Ter uma vantagem competitiva significa que a empresa será capaz de manter seus lucros e crescimento de forma sustentável.

  • Superior aos concorrentes

O desempenho da empresa deve ser superior ao dos seus concorrentes caso queira liderar o mercado. Ser uma rede de fast food com a entrega mais rápida é um exemplo disso. Para se consagrar superior, é necessária uma boa estratégia.

A seguir, algumas sugestões para se diferenciar dos concorrentes:

  • Foque no Branding

As pessoas enxergam as marcas da mesma maneira que enxergam as pessoas. Isso significa que todas as marcas precisam ter uma personalidade. Mesmo aquelas que vendem commodities.

O grande objetivo é se tornar um melhor “amigo” para os clientes. Para isso, é preciso trabalhar toda a gestão de marca, ou seja, muito mais do que um logo bonito, é preciso ter valores, um tom de voz e gerar um impacto nas pessoas.

  • Reconheça os seus clientes

Relacionamento é uma via de mão dupla. Portanto, é importante que você mostre aos seus clientes que eles são valorizados. Implementar programas de fidelidade é uma excelente maneira para dar motivos para seus clientes escolherem a sua marca. Especialmente se os produtos e os preços praticados são muito similares.

  • Ofereça algo a mais

Se os produtos são os mesmos, será que não há nada de diferente que você possa oferecer? 

Pense além do óbvio e incorpore novos serviços e opções. Por exemplo, se você vende roupas, que tal disponibilizar uma consultoria de moda?

São esses toques extras e únicos que farão que a sua marca seja diferente. E, portanto, atraia maior atenção e interesse dos clientes!

  • Jamais deixe o atendimento ao cliente de lado

Infelizmente, ainda são poucas as empresas que realmente prezam por uma boa experiência do cliente. E essa é uma tarefa cada vez mais difícil. Pense que estamos altamente conectados e as informações fluem muito rapidamente.

Por isso, os clientes querem ser atendidos com agilidade e eficiência. E, muitas vezes, isso significa iniciar o contato por um canal e terminar por outro.

  • Invista em pesquisa de clientes

Saber como se diferenciar dos concorrentes, no final das contas, demanda estar atento ao que os clientes buscam. Como esse tipo de conhecimento não vem da nossa intuição, é preciso pesquisar e acompanhar.

Portanto, monitore o comportamento de compra dos clientes, faça pesquisas de satisfação e ouça o que eles têm a dizer nas redes sociais.

Essa é uma atividade trabalhosa, mas que pode ser feita por empresas de todos os portes e segmentos. E, quanto mais você conhecer os seus clientes, mais rápido conseguirá se movimentar no mercado e tomar decisões.

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Portal do Sebrae MT

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