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Sun May 14 21:58:59 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Estratégias de marketing digital que podem diferenciar o seu negócio

Veja como o marketing digital pode ajudar a alavancar suas vendas on-line.

· 13/03/2023 · Atualizado em 14/05/2023
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Você utiliza alguma estratégia de marketing digital na sua empresa? Veja como essa ferramenta pode ajudar no sucesso da sua empresa! Antes de falar em marketing digital, precisamos entender o que é marketing.

O marketing engloba processos de criação, oferta e troca de produtos de valor que satisfaçam as necessidades ou os desejos de um público-alvo. Através de análises e planejamento, o marketing ajuda sua empresa a entender o comportamento de seus consumidores, facilitando a criação, comunicação e entrega de valor aos seus clientes.

Sua empresa precisa estar atenta e direcionada às necessidades deles, mantendo a proximidade e sendo ágil nas respostas. E, claro, mantendo a qualidade. Uma coisa é certa: a excelência em marketing não acontece por acaso, mas é um resultado de um planejamento cuidadoso.

Agora que entendemos o conceito de marketing, vamos aprofundar um pouco mais? Você já ouviu falar em Mix de Marketing ou 4Ps? Esse é um dos conceitos mais populares quando estudamos essa área. Ele apresenta os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: 

A forma como a empresa fará o gerenciamento dessas variáveis poderá determinar o sucesso dos negócios. Vamos entender um pouco sobre cada um desses pontos? 

  • Produto: você deve oferecer o produto ou serviço certo para satisfazer as necessidades do seu cliente-alvo. 
  • Preço: é o valor cobrado pela solução que você oferece. Ele não deve estar ligado apenas ao produto ou serviço, mas também ser compatível com o valor percebido pelo seu público-alvo.
  • Praça: determina como o cliente vai chegar o produto ou serviço. Ou seja, a forma de distribuição. Mas atenção: a praça não se resume ao ponto de venda.
  • Promoção: está relacionada ao ato de promover a sua marca até que chegue ao seu público-alvo, comunicando a disponibilidade do produto, seu preço e o local onde pode ser adquirido. Uma das formas de promover sua marca é o marketing digital.

Mas, você sabe dizer o que é o marketing digital? Você utiliza os meios digitais para promover a sua empresa e os seus produtos? Vamos entender um pouco mais sobre essa ferramenta tão importante nos dias de hoje.

Já sabemos que no marketing tradicional são feitas ações de divulgação que utilizam meios como rádio, TV, jornais, revistas, outdoors, entre vários outros. Essas ações não dependem da internet para existir.

Já o marketing digital, segue a evolução da tecnologia e, necessariamente, faz uso da internet. As ações de divulgação digital podem ser realizadas por meio de sites, blogs, redes sociais, aplicativos, podcasts, mídias digitais pagas e outros. 

Você pode estar se perguntando: por que usar a internet para promover a sua empresa? O marketing digital apresenta melhor custo-benefício em relação às ações de comunicação se comparado a um marketing tradicional.

Além disso, permite que a empresa e os consumidores conversem entre si. A segmentação do público-alvo se torna mais certeira e os resultados das ações são mais precisos.

As ações digitais também atraem o cliente, fazendo com que ele chegue até a empresa. É importante entender que, independentemente do canal escolhido, o objetivo do marketing será sempre o mesmo: posicionar sua empresa, marca, produto ou serviço na mente do cliente.

Então, sua empresa está bem posicionada? Vamos conhecer mais sobre o marketing digital para ajudá-lo a chegar ao seu público. Você sabe com qual público quer conversar? Pare e pense: em quais pessoas sua empresa quer chegar?

Identifique seu público-alvo

Definir seu público-alvo é essencial para planejar as estratégias de marketing. Essas pessoas são as que mais têm chance de se identificar com a sua empresa e comprar os seus produtos.

Para identificar o público-alvo, você pode realizar pesquisa de mercado e segmentação desse público, seguindo critérios: psicográficos, sociodemográficos, geográficos e comportamentais.

Com o público-alvo definido, sua empresa pode criar estratégias de comunicação direcionadas a quem realmente deseja adquirir o seu produto ou serviço, proporcionando o aumento de lucratividade e rentabilidade nos negócios.

Criação de personas

A criação de personas também ajuda a elaborar estratégias de marketing bem direcionadas. Criar uma persona é traçar um perfil comportamental aliado a características do seu público-alvo, definindo o que o público gosta, o que ele faz. 

A definição de persona é uma forma de otimizar e definir com mais precisão quem é o seu público, ajudando a customizar ainda mais a comunicação. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais imersas nos meios digitais. Por isso, o comportamento digital vem se tornando a melhor forma de conhecer o público-alvo.

Entender o comportamento nos meios digitais é essencial para planejar boas estratégias de marketing digital. 

Perfis digigráficos

Baseado em como as pessoas utilizam a tecnologia, suas intenções ao consumir produtos digitais e o quanto esses recursos moldam sua identidade, foram criados os perfis digigráficos, que são os: Imersos, Ferramentados, Fascinados, Emparelhados e Evoluídos.

Vamos conhecer cada um deles?

Você consegue perceber como é importante fazer com que a sua marca chegue até essas pessoas? O que você tem feito para atingir esse público? 

Principais canais de venda on-line

São as ferramentas do marketing digital, nos quais o possível cliente tem contato com um produto ou serviço que está sendo comercializado. Suas principais vantagens são: agilidade, comodidade, economia e mobilidade. Além de permitirem que os consumidores acessem 24 horas por dia e de onde quiserem. 

Marketplace

Portal com várias lojas virtuais. Ele possibilita que diversas marcas anunciem dentro dele e, assim, sejam vistas por um número maior de pessoas. Alguns exemplos: Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre.

E-commerce

O comércio eletrônico nada mais é do que um site criado exclusivamente para comercialização de produtos e serviços de uma única empresa. Ou seja, uma loja virtual.

Google Shopping

Serviço que permite aos usuários procurar por produtos em sites de compras on-line e comparar os preços entre os diferentes fornecedores. É uma espécie de marketplace.

Redes sociais 

Ótimas ferramentas de negócios. Cada uma delas possui suas características e funcionalidades. As mais utilizadas são Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e Instagram. 

Você já utiliza algum desses canais de venda on-line em sua empresa? Que tal pensar em expandir a visibilidade do seu negócio agora que já conhece essas possibilidades? Pense sobre isso.

No marketing digital, a comunicação on-line tem um papel importante, porque é uma via de mão dupla com o cliente. A empresa pode falar, mas também pode ouvir o que o cliente tem a dizer! 

Na sua estratégia de marketing digital, você deve incluir a utilização de canais de comunicação on-line para chegar ao seu público. Esses canais podem ser canais de atendimento ou de divulgação, mas também podem ter as duas funções.

Alguns exemplos de canais on-line que você pode utilizar são: e-mail, site, blog, redes sociais, e-mail marketing e aplicativos de mensagens.

O crescimento do uso de meios digitais pelos consumidores tornou a presença digital das empresas uma condição essencial para seu sucesso. Por meio das ferramentas do marketing digital, você pode definir seu público-alvo, se comunicar melhor com seus clientes e alavancar as suas vendas.

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Santa Catarina: Como o Marketing Digital pode ajudar no sucesso da sua empresa? Confira estratégias a serem adotadas.

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