Para o sucesso de sua empresa, é fundamental definir as ações mais adequadas para alcançar o seu público-alvo.

O sucesso de uma startup depende do potencial inovador de seu produto ou serviço, aliado a uma boa estratégia que a faça ganhar destaque diante do público.
As estratégias de marketing e vendas são fundamentais para que os negócios alcancem seus objetivos e cresçam de forma sustentável. Elas permitem comunicar seus produtos e serviços ao público-alvo, atrair e criar relacionamento com os clientes, aumentar as vendas e fortalecer a marca.
Marketing e vendas
Essas duas áreas precisam estar alinhadas, trabalhando em conjunto e compartilhando informações, para que os resultados desejados sejam atingidos.
O marketing cria campanhas para alcançar os clientes certos e apoia as estratégias de vendas. Enquanto isso, a equipe de vendas obtém informações sobre as necessidades e expectativas dos clientes, que permitem ajustar as estratégias de marketing e torná-las mais eficazes.
Estratégias
Entre as várias estratégias de marketing existentes, três destacam-se nas startups: inbound, outbound e growth hacking. Vejamos cada uma delas a seguir.
Inbound
Consiste em atrair o interesse e conquistar clientes por meio da criação e compartilhamento de conteúdos relevantes.
Diversos elementos podem ser utilizados na estratégia inbound, como e-mail, mídias sociais, blogs e técnicas de SEO para otimização dos mecanismos de buscas.
O chamado "funil" de inbound envolve cinco itens, listados de forma ascendente: engajamento, conversão, ação, alcance e planejamento.
Outbound
É um meio de divulgação mais antigo e tradicional comparado ao inbound. A empresa monta um banco de dados com os possíveis clientes a serem conquistados e entra em contato direto com eles.
Para chegar ao cliente, usa-se telemarketing, TV, rádio, banners e anúncios em mídia impressa ou digital. A desvantagem é o custo maior do que o inbound.
Growth hacking
Essa estratégia tem como objetivo encontrar atalhos (hacks) que possibilitem acelerar o crescimento (growth) do negócio. Busca-se entender os hábitos e comportamentos do público-alvo para adotar táticas de divulgação do seu produto, impulsionando a compra.
Para estabelecer a melhor estratégia para seu negócio, é preciso, antes de tudo, entender quem é seu público-alvo e, então, elaborar os melhores caminhos para chegar até ele.
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