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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Estratégias de venda on-line: os benefícios do figital

Você conhece a estratégia figital? Veja a importância de implantá-la no seu negócio para aumentar as vendas.

· 01/12/2022 · Atualizado em 05/12/2022
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Não há como negar que o comportamento do consumidor mudou. Não existem mais limites para as compras, e o que o cliente busca hoje é facilidade, agilidade, comodidade, além de diferentes experiências. Por isso, hoje, o varejo trabalha com um conceito que vai além da experiência de vendas on-line, venda pelo e-commerce, marketplace ou na loja física. O novo comportamento do consumidor requer experiências híbridas, a que se denomina de figital, ou seja, a união da experiência de compra na loja física com os canais digitais.

O figital é, na verdade, uma estratégia de vendas que, embora já estivesse presente em algumas marcas, ganhou força durante a pandemia, quando, em razão das restrições, muitas lojas físicas passaram a atender pelo sistema de marketplace ou e-commerce e acabaram por aderir ao sistema híbrido. A experiência foi tão positiva que algumas lojas que só atendiam pelos canais digitais entenderam essa necessidade dos consumidores e criaram também um ponto de vendas físico.

Estudos indicam que existe uma tendência de que o consumidor tenha cada vez menos a distinção entre marcas físicas e digitais, compreendendo as operações de forma fluida. É nesse sentido que outro conceito importante precisa ser compreendido pelo varejista: omnichannel, que integra diferentes canais de comunicação e divulgação (site, páginas nas redes sociais, catálogo, aplicativos, atendimento on-line, atendimento presencial, e-mail marketing, entre outras possibilidades).

Essa forma de atender o cliente por meio de diferentes experiências e possibilidades é necessária porque existem novos perfis de consumidores no mercado:

  • muitos fazem pesquisa on-line antes de comprar na loja física;
  • outros fazem compra on-line para retirar na loja física;
  • existe a possibilidade de, nas pesquisas que realiza, digitalizar um produto na loja para encontrar uma oferta melhor on-line;
  • também é possível que, depois de ver um produto na loja física, o consumidor faça a compra no site do mesmo varejista;
  • e, por que não, comprar um produto on-line enquanto está na loja física?

Você deve estar se perguntando como tornar-se figital. Acompanhe no infográfico nossas dicas sobre como é possível adaptar o figital ao seu negócio. Não perca também os outros artigos da série Estratégias de venda on-line.

Agora que você já conhece os benefícios e a relevância do figital para o aumento das vendas, busque a parceria do Sebrae para implantar as mudanças necessárias para adaptar o seu negócio a essa estratégia. Aproveite e faça também o nosso curso Estratégias de vendas para comércio eletrônico.


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