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Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Estudos & notícias: investimento em marketing digital cresce em 2022

Veja a importância do marketing digital no varejo, os principais motivos e como investir na ferramenta.

· 26/01/2023 · Atualizado em 08/02/2023
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Uma das principais tendências no Brasil e no mundo tem sido o investimento no marketing digital, sobretudo pelo fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Aliás, o consumidor brasileiro é considerado um dos mais conectados do mundo, passando em torno de nove horas on-line diariamente.

Outro dado interessante é que cerca de 87% dos brasileiros utilizam algum tipo de rede social, uma das formas mais importantes de interação e comunicação com o público-alvo. Além das redes sociais, o marketing digital está presente em sites, e-mails, blogs, vídeos, campanhas, prospecção de leads, links patrocinados no Google e outros buscadores, entre outras formas.

A IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) divulgou recentemente que os investimentos em campanhas de publicidade digital no Brasil chegaram a R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022, um aumento de 12% em comparação ao alcançado no primeiro semestre de 2021.

Outros números apontam que, entre janeiro e junho de 2022, quem mais investiu em publicidade digital, concentrando 68% da verba, foi o comércio (25%), seguido dos seguintes setores: serviços (24%), mídia (7%), eletrônicos (7%) e financeiro (6%). E quem aumentou as verbas em campanhas digitais, na primeira metade de 2022, foram os seguintes segmentos: bebidas (76%), mídia (62%), alimentos (50%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (23%), beleza (20%), comércio (16%), turismo (14%) e serviços (8%).

Como se vê, não é só uma tendência, mas uma necessidade, pois trata-se de uma realidade que não pode ser ignorada. Cabe ressaltar que, para obter bons resultados, não é necessário realizar grandes investimentos, mas precisa ser da forma mais assertiva possível.

Para começo de conversa, é preciso ter como foco o seu público-alvo, e não o marketing de massa. Outra estratégia é segmentar as suas ações para quem realmente interessa. E, uma última dica imprescindível: acompanhe minuciosamente o resultado de cada ação ou campanha. Todas essas ações devem estar pensadas em um plano de marketing (caso precise de ajuda, contate o Sebrae no 0800 570 0800).

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