this is an h1

this is an h2

Tue Oct 11 10:49:35 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Experiência de vida e empreendedorismo na terceira idade

Nunca é tarde para realizar um sonho, então supere os desafios e empreenda na terceira idade.

· 26/09/2022 · Atualizado em 11/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ainda que o perfil dos pequenos empreendedores no país seja de uma grande maioria de jovens, existe uma boa parcela da população brasileira com mais de 65 anos que está empreendendo, e a tão conhecida frase “nunca é tarde para começar” tem servido de inspiração para muitas pessoas. Dados do Sebrae de 2020 revelaram que 1,9 milhão de donos de pequenos negócios - entre os cerca de 25 milhões de empresas desse tipo - tinham mais de 60 anos.

É importante lembrar que, depois da aposentadoria, o idoso ainda tem um longo tempo de vida pela frente, por isso desenvolver uma nova atividade, sem o estresse do emprego ao qual esteve ligado durante tanto tempo, é uma oportunidade para viver uma nova fase, buscando rejuvenescimento e novas energias e vibrações. Além disso, a experiência e a maturidade conquistadas com o tempo são excelentes ferramentas para criar e expandir um empreendimento de sucesso.

Nesse sentido, o empreendedorismo aparece como uma ótima opção para preencher essa lacuna: de repente, aquele sonho, que ficou submerso por camadas e mais camadas de rotina, longas horas de trabalho e pouco tempo disponível para curtir a família e realizar desejos, agora pode se tornar realidade.

A fase conhecida como terceira idade é caracterizada pelas várias experiências adquiridas durante toda uma vida dedicada a uma atividade profissional ou fora dela. Uma grande vantagem é que os idosos contam com a maturidade, que faz com que as ideias possam ser originadas em um sonho, mas sem a urgência de vida tão presente nos primeiros anos de adolescência e da fase adulta.

Outro aspeto que contribui para o empreendedorismo na terceira idade é o fato de que se trata de uma etapa da vida em que as pessoas têm um conhecimento mais profundo sobre si mesmas, o que as direciona mais facilmente para coisas que gostam de fazer e para a clareza sobre os sonhos antigos. Desse modo, ao empreender, têm-se a certeza de alcançar propósitos ainda maiores. 

A seguir, deixamos algumas dicas para quem tem mais idade e pensa em empreender:

  • Use a experiência adquirida: tudo o que você já viveu e as experiências pelas quais passou são ferramentas muito poderosas para construir um empreendimento de sucesso.
  • Não se torne o “dono da verdade”: a experiência adquirida pode ser uma faca de dois gumes. Isso porque ela é uma ferramenta poderosa, que, se dotada de confiança em excesso, pode te levar ao fracasso. Por isso, procure aconselhamento com empreendedores mais experientes, amigos, familiares e especialistas. Tenha também um mentor para o socorrer em momentos difíceis.
  • Procure capacitação e busque sempre melhorar suas competências: por mais experiência que você tenha, lembre-se de que não há ninguém no mundo que sabe tudo. Especialize-se no seu negócio, procure conhecer tudo que está relacionado com ele, faça cursos, leia livros e converse com outras pessoas sobre o seu empreendimento.
  • Estabeleça uma ótima rede de relacionamento: crie conexão com parceiros, amigos, fornecedores, clientes e todos aqueles que podem ajudar no crescimento da sua empresa.

E lembre-se: mesmo que a frase seja um clichê, faz muito sentido entender que nunca é tarde para iniciar um empreendimento de sucesso. 

Conte com as dicas e o incentivo do Sebrae para empreender na terceira idade. Você pode começar fazendo os nossos cursos EAD, clicando nos links a seguir:

Empreendedor de sucesso

Iniciando um pequeno grande negócio


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?