this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 16:10:02 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Experiência do cliente: surpreenda com a gastronomia regional

Os pratos típicos regionais, além de revelarem uma diversidade saborosa, fortalecem a identidade da culinária brasileira.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

A diversidade climática, de relevo e solos, bem como as diferenças de povoamento de suas distintas regiões fazem do Brasil, em seu vasto território, um país de uma culinária diversificada, de sabores típicos, que fortalecem a identidade gastronômica e a multicultura brasileira. Para cada região – e, em cada uma delas, os seus diferentes estados -, é possível ter como referência um prato típico, de sabores únicos, temperos locais, enfim, fazer turismo e não entrar em contato com a comida regional é como não ter ido àquele local.

É claro que isso se constitui em uma excelente oportunidade de negócio para o segmento de alimentação devido à  vasta quantidade de alimentos regionais presentes em todas as regiões do Brasil. E mais: mesmo quem não conseguiu conhecer determinada localidade, pode sentir-se atraído por experimentar a sua culinária. Assim, é possível pensar um modelo de negócios que pode transformar-se em uma experiência temática de viajar sem sair do lugar. Essa experiência pode incluir uma boa decoração, uniformes dos funcionários fazendo referência a trajes típicos, entre outras particularidades.

Uma possibilidade, por exemplo, é proporcionar diferentes propostas: a cada noite ou em determinados dias da semana, oferecer pratos típicos de uma determinada região. A experiência do cliente pode, inclusive, ser reforçada por algumas surpresas, como experimentar um prato típico de olhos vendados, ouvir música típica que acompanha os pratos que estão sendo servidos, exposição de artesanato ou de peças de arte da região cuja comida típica é saboreada, degustação de produtos típicos, enfim, a criatividade não deve ter limites. O importante é alinhar a gastronomia com a cultura da região escolhida.

Para viabilizar essa verdadeira viagem pelo Brasil, é válido realizar o plano de negócios, que vai ajudar a visualizar o que é necessário e também analisar qual será o investimento e o retorno desse modelo. Podem, se for o caso, ser desenvolvidas parcerias com hotéis e agências de viagens para transformar, de forma criativa, alguns momentos em experiências inesquecíveis e incríveis.

Veja, a seguir, algumas sugestões para você pensar no seu modelo de negócios e proporcionar uma experiência ímpar para o seu cliente.

  • Gastronomia do Norte: é marcada por sabores exóticos, que incluem o açaí, a castanha-do-pará, peixes, mandioca, caruru (camarão e quiabo), pimentas de cheiro, jambu, tucupi, cupuaçu, entre muitos outros típicos.
  • Gastronomia do Nordeste: cada estado tem seus pratos típicos, então, a diversidade é grande, mas o azeite de dendê está presente em boa parte deles. Como o Nordeste tem o privilégio do mar, grande parte de sua culinária leva peixes e frutos do mar, mas não dá para deixar de fora pratos como o vatapá, baião de dois, além da base de outros pratos, como a carne de sol e a tapioca.
  • Gastronomia do Centro-Oeste: nessa região, são os peixes de água doce que fazem sucesso. O arroz com pequi, o empadão goiano, a pamonha, a capivara de caçarola são experiências com sabores únicos.
  • Gastronomia do Sudeste: é dessa região a saborosa feijoada, o feijão tropeiro, o pão de queijo, o frango com quiabo, o queijo com goiabada, além de bebidas como o café, a cachaça e as cervejas artesanais.
  • Gastronomia do Sul: o pinhão e o chimarrão, os vinhos, os espumantes fazem muito sucesso na região Sul. O que deixa a culinária desses estados interessante, também, é a influência dos imigrantes europeus. Risoto, arroz-de-carreteiro, polenta com queijo ou polenta com carne de porco ou mesmo polenta recheada, matambre recheado, cuca alemã são alguns sabores típicos, além das ostras e camarões catarinenses.

Então, ficou com água na boca? Que tal pensar nessa ideia e investir em um negócio que vai além da comida. Procure o Sebrae e solicite especialistas. Boas ideias precisam ser alimentadas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora