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Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de pessoas: o desafio da liderança nos salões de beleza

Qualquer negócio de sucesso precisa de uma boa liderança e de uma gestão eficiente, que deve começar pela comunicação.

· 03/08/2022 · Atualizado em 26/08/2022
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Para administrar uma empresa, o empreendedor precisa estar a par do que acontece no ambiente em todas as etapas do serviço, de como seus funcionários estão trabalhando e das tendências da área com a qual trabalha. 

Por isso, o líder é, acima de tudo, um comunicador. Ele precisa fazer a manutenção de todas essas pontes entre as diferentes pessoas que manterão seu negócio funcionando, tanto interna quanto externamente. O trabalho de networking, afinal, é essencial para o sucesso de um empreendimento. 

Com isso em mente, esteja envolvido nos eventos importantes de sua área, como nas feiras de beleza, que oferecem excelentes oportunidades para se criar contatos, além de apresentar as últimas novidades do setor. Lembre-se de que um dos fatores que podem fazer com que seus negócios prosperem são as parcerias.

Por meio delas, você pode comercializar produtos de terceiros ou oferecer serviços de parceiros de confiança que realizam algo que o seu salão não cobre. Em retorno, eles farão o mesmo, recomendando os seus serviços e ampliando de forma orgânica o alcance de seu trabalho. 

Dentro do salão, o líder precisa estar especialmente atento. O capital humano é boa parte do que faz um negócio rodar, e a sua capacidade de cuidar desse capital ditará o seu sucesso em reter talentos em sua empresa. A gestão de pessoas está ligada diretamente ao seu faturamento, de modo que funcionários desmotivados e mal geridos são um passo certo em direção a uma queda vertiginosa nos lucros.

Sendo assim, é preciso que o empreendedor incentive o espírito de equipe e de pertencimento dentro de seu quadro de funcionários, compartilhando seus objetivos e desenvolvendo seus colaboradores de forma a extrair o que eles têm de melhor. Promover um ambiente saudável, em que os colaboradores possam contribuir com ideias, pode abrir horizontes que antes não estavam sendo vistos e dar à equipe um sentido de comprometimento.

Gestão de pessoas é um dos pontos mais estratégicos e desafiantes em um salão de beleza. Muitas vezes, o cliente vai ao salão não somente para cuidar da estética, mas para cuidar da mente e espairecer. Funcionários desmotivados, ainda que talentosos, não têm a mesma disposição de escuta e isso pode acabar afastando a clientela.

Fidelizar o cliente para que ele volte sempre não é só uma questão do trabalho prestado, por mais que essa seja, obviamente, uma das partes mais importantes. O cliente é fidelizado pelo conjunto da obra, ou seja, o salão precisa ser agradável; os funcionários, cativantes; o atendimento, de qualidade; o tempo de espera, curto; e a espera em si, agradável. Até mesmo as formas de pagamento entram nessa equação para que o consumidor saia satisfeito.

Como se vê, é fato que o bom administrador deve prezar pelo cultivo de sua relação com o cliente, mas o desafio não para por aí! O administrador de um salão de beleza precisa também gerenciar diversos outros aspectos, como o controle de custos, a gestão financeira e inúmeras outras necessidades essenciais para que os negócios funcionem.  

Assim, o gestor de um salão deve ser um líder e estar preparado para promover qualidade na gestão, no atendimento e no serviço, além de cativar funcionários e clientes para garantir o sucesso do negócio.


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