this is an h1

this is an h2

Tue Mar 21 22:52:48 BRT 2023
Pessoas | COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Guia do home office: produtividade no trabalho remoto

Desde o início da pandemia, empresas estão autorizando funcionários a trabalhar remotamente. Confira nossas dicas para manter a produtividade, mesmo de casa.

· 25/03/2020 · Atualizado em 21/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Aulas suspensas, comércio fechado, horários reduzidos, equipes em rodízio e muitas empresas adotando o home office. Essas foram algumas medidas adotadas para evitar a proliferação do coronavírus.

Mas, como se diz no mundo dos negócios, toda crise é também uma oportunidade e o trabalho remoto dá indícios de que veio para ficar. No início da pandemia, empresas e pessoas foram obrigadas a mudar seus hábitos bruscamente e numa velocidade muito difícil de se acompanhar. 

Nesse processo, todos acabaram aprendendo a usar novas ferramentas de trabalho, inserir novas rotinas, priorizar melhor as atividades e criar um senso mais apurado de autogerenciamento.

Com isso, mesmo agora, com o final do isolamento social, uma boa parte dos trabalhadores tem preferido manter o ritmo de trabalho remoto ou híbrido, percebendo nesse modelo muitos benefícios que, inicialmente, pareciam ser ameaças.

Hoje o trabalho remoto é uma opção segura do ponto de vista sanitário, e é preciso alguns cuidados para garantir que os funcionários mantenham-se comprometidos e esse novo modelo de organização da empresa funcione.

No fundo, o home office é bem mais do que um computador, uma mesa e conexão à internet: há também toda a organização dos processos, rotinas, agenda e tarefas para trabalhar em casa e manter a produtividade que se tem no escritório. 

Para ajudar você, separamos um guia com dicas para praticar o home office de forma produtiva. Confira!

Acorde as entregas e prazos com antecedência

Esse comportamento faz toda a diferença na equipe.

Se você é um gestor, defina as entregas e combine os prazos com a equipe com antecedência. Se for parte de uma equipe, tenha uma lista com todas as tarefas que você tem de entregar e vá programando os prazos de acordo com as possibilidades. 

Nisso, vale a pena sempre confirmar mais de uma vez as datas de entrega e ser bastante objetivo em todas as suas interações, deixando claros prazos e pré-requisitos para que a tarefa possa ser realizada.

Videoconferências

Para trabalhos maiores, combinar encontros virtuais diários com a equipe do projeto e fazer alinhamentos com outras equipes semanalmente pode ser uma boa prática. Além disso, é importante que a reunião por videoconferência tenha significado, então, saiba identificar a sua real necessidade.

Defina a ordem de quem vai falar e instrua a quem não estiver falando para sempre deixar o microfone no mudo. É importante também usar fones de ouvido e deixar a câmera ligada. Veja nosso guia de como ter reuniões online produtivas. 

Faça distinção entre tempo de trabalho e tempo pessoal

Se você é desses que trabalha em casa (não tem um espaço próprio, escritório separado ou coworking), fazer a distinção clara do tempo que está sendo utilizado para o trabalho do tempo pessoal é muito difícil. Isso fica particularmente desafiador quanto maior for a sua família residente. 

Nesse sentido, é inútil dizer que você precisa separar na ponta do relógio seu tempo de atividades profissionais do pessoal, mas é imprescindível que você se livre de distrações e seja capaz de programar espaços de tempo maiores para tarefas que exigem maior concentração ou sejam mais complexas. 

A interrupção contínua é o maior vilão do home office. Para manter a produtividade e conciliar tudo o que precisa ser feito nas duas esferas, é bem normal que você comece a se planejar melhor nas duas áreas, reservando compromissos e montando calendários de atividades (às vezes até intercaladas) um pouco mais rígidos, tanto para sua vida pessoal quanto para o trabalho.

Para manter a disciplina e o ritmo, organize seus horários de trabalho e de descanso, respeitando cada um deles. Lembre-se também de não realizar atividades pessoais durante o horário de trabalho. 

Mantenha hábitos saudáveis e tire o pijama

Independente de como você organiza seu tempo, mantenha seus hábitos saudáveis. Alimente-se corretamente, em intervalos de tempo adequados. Retire-se do escritório ou levante-se da mesa para se alimentar. É importante respeitar os horários de alimentação, além de diferenciar o espaço de trabalho e o de realizar as refeições. 

Outra recomendação importante é tirar o pijama. Essa medida simples pode fazer o seu desempenho melhorar, bem como tirar um cochilo de 20 minutos para voltar com a cabeça fresca após o almoço. O seu espaço de trabalho não é só físico, é também psicológico. Tudo bem que vestir um terno completo para começar as atividades pode ser um pouco exagerado, mas ficar com a mesma roupa que acordou também é inadequado. 

Lista de prioridades

Planeje a agenda do dia e tenha uma lista de prioridades para entender as suas obrigações diárias e dar conta de todos os seus deveres. Além disso, mantenha o foco na tarefa que está sendo realizada.

Boa parte das vezes, organizar suas atividades não será tão simples quanto escrever um monte de tarefas em um papel e ir resolvendo, mas para que você mantenha um nível de produtividade adequado, é muito importante definir aquilo que se vai fazer agora e trabalhar ponto a ponto, até sua conclusão. 

Você pode ter também uma lista secundária, com tarefas mais abrangentes e entregas mais complexas. Nesse caso, uma boa ideia é fazer a lista de atividades do dia e cumprir aquilo que você se propôs a fazer, dia após dia.

Comunique-se o tempo todo

É fundamental que a equipe entenda as dinâmicas de trabalho, quais prazos foram alterados, qual é a urgência dos projetos. Os gestores são os que precisam ter maior comprometimento em compartilhar essas informações e o cronograma, além de estarem sempre acessíveis para tirar dúvidas. 

Saiba mais:

Artigo As vantagens de equilibrar o trabalho remoto e o presencial

Artigo Iniciando o trabalho remoto da minha empresa

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora