this is an h1

this is an h2

Sun May 07 23:10:59 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Hotspot: as vantagens de oferecer uma rede wi-fi para clientes

Oferecer um hotspot com conexão wi-fi estável, segura e acessível para os clientes de sua empresa fortalece o relacionamento e proporciona ações estratégicas.

· Atualizado em 07/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Oferecer uma rede hotspot wi-fi para clientes pode trazer diversas vantagens para um negócio.

Melhora a experiência do cliente, que poderá usar seus dispositivos para navegar na internet, acessar redes sociais, enviar e-mails, entre outras atividades, enquanto aguarda atendimento.

Aumenta o tempo de permanência do cliente, que passa mais tempo em seu estabelecimento, o que pode levar a um aumento nas vendas.

Melhora a reputação do negócio, especialmente se a internet oferecida for rápida e confiável.

Proporciona coleta de dados dos clientes de forma legal: para acessar a rede, você pode solicitar aos clientes que forneçam informações pessoais, como e-mail ou telefone (sem exageros). Com este consentimento, você pode criar uma lista de e-mails ou números de telefone para futuras campanhas de marketing.

Um cuidado:ao oferecer uma rede wi-fi para clientes, é fundamental proteger as informações empresariais e dos usuários que utilizam a rede.

Para isso, uma ferramenta de gerenciamento de hotspot pode ser a solução ideal para administrar uma conexão compartilhada com o público, garantindo a qualidade da rede, minimizando oscilações e lentidão, e resguardando a segurança das informações empresariais.

Veja mais sobre as vantagens de um sistema de hotspot para disponibilizar Wi-Fi para clientes e visitantes:

  1. Conveniência para os clientes   

A autenticação por meio de um cadastro ou login social oferece grande comodidade aos clientes e visitantes. Com esse modelo de conexão, eles podem fazer todo o processo sozinhos, sem precisar solicitar a senha a um terceiro.

Dessa forma, o público tem acesso a uma conexão estável, segura e acessível, enquanto a empresa fortalece o relacionamento com o cliente, coleta informações úteis para ações estratégicas futuras e melhora a imagem da empresa. 

  1. Segurança da rede   

O sistema de gerenciamento de hotspot permite a separação da rede de clientes da rede administrativa, garantindo a segurança das informações empresariais. O gestor pode controlar o acesso à rede, restringindo o acesso a usuários específicos ou limitando o tempo de uso de funcionários. É possível também estabelecer janelas de horário para a conexão ficar disponível. 

  1. Qualidade de conexão 

A baixa qualidade de conexão é um problema frequente em locais com grande fluxo de pessoas. O hotspot pode melhorar a qualidade e estabilidade da rede, permitindo que o administrador controle a quantidade de banda que será entregue para cada usuário. Assim, a rede é distribuída de maneira mais inteligente, evitando que um único usuário consuma toda a banda e garantindo uma boa navegação para todos.

  1. Atração e fidelização de clientes 

Oferecer wi-fi gratuito pode ser uma vantagem competitiva para empresas de diversos setores, além de atrair novos clientes e fidelizá-los. Os clientes podem se sentir mais confortáveis e satisfeitos ao poder acessar a internet enquanto consomem produtos ou serviços, o que os torna mais propensos a retornar ao estabelecimento, tornando-se clientes fiéis.

  1. Aumento do tempo de permanência e consumo 

Disponibilizar wi-fi em um estabelecimento pode ajudar a reter clientes e aumentar o valor médio do ticket, já que cerca de 60% das pessoas tendem a permanecer por mais tempo em locais que oferecem wi-fi gratuito, sendo que mais da metade delas relatam gastar mais dinheiro por conta disso. Ao oferecer wi-fi gratuito, os estabelecimentos podem manter seus clientes conectados e entretidos, o que aumenta a probabilidade de que permaneçam por mais tempo.

  1. Registro de usuários para atender ao Marco Civil da Internet 

De acordo com o Marco Civil da Internet, os estabelecimentos que oferecem conexão wi-fi podem ser responsabilizados por atividades ilegais realizadas na rede por usuários não identificados. Isso significa que, se alguém cometer um crime cibernético usando a sua rede wi-fi, seu negócio pode ser punido.

Nesse contexto, é importante utilizar um hotspot social para garantir a segurança do seu negócio. Com a conexão realizada por meio do login social, o administrador da rede tem o registro de todos os usuários que se conectaram. Dessa forma, em caso de necessidade judicial, é possível identificar os responsáveis por atividades suspeitas.

  1. Coleta de dados em conformidade com a LGPD 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020 e regulamentou a coleta e tratamento de dados pessoais pelas empresas. A legislação exige que qualquer organização que colete e armazene dados pessoais tenha medidas de segurança adequadas. Além disso, é necessário fornecer meios para que os clientes possam dar consentimento para a coleta de informações e gerenciar a privacidade dos seus próprios dados.

Ao fazer a escolha de um hotspot social adequado a essa legislação, você pode criar uma base de clientes com garantia de segurança e conformidade, preservando legalmente sua empresa e respeitando a privacidade dos dados pessoais de seus visitantes.

Artigo feito com apoio do texto Hotspot Wi-Fi: principais vantagens de investir nesse recurso, do Sebrae no Paraná.

Conteúdos relacionados

Conheça melhor a LGPD 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?