Aplicar estratégias de marketing digital de nicho pode ser mais efetivo e trazer mais resultado para a sua empresa.

Perceber qual o seu nicho não é tarefa simples, mas é essencial para que você trace estratégias de marketing digital adequadas e tenha um retorno efetivo dos investimentos, financeiros ou de tempo. Você sabe o que é o nicho?
Nicho é um grupo de pessoas interessadas em um assunto específico. Ele destaca o grupo por meio de um quesito demográfico ou psicográfico específico. Por exemplo, adultos de 30 a 35 anos que gostam de viagens. Não confunda com o segmento, que é uma temática. O nicho está dentro do segmento, sendo mais específico. E, por conta dessa característica, estratégico.
Se formos pensar graficamente teríamos o mercado, algo mais amplo, e dentro dele o segmento, da moda, por exemplo. Por sua vez, teríamos o nicho moda voltada para crianças (até os 12 anos). E, você poderia especificar ainda mais, falando em subnicho: moda para crianças, meninas, de 1 a 3 anos.
Quando você fala com um nicho, a possibilidade de ter resultados efetivos é maior. As pessoas que recebem a sua mensagem já estão interessadas no assunto e possuem uma pré-disposição para aceitar o que você está propondo. Essas são duas das vantagens de aplicar estratégias de marketing digital de nicho: o aumento do nível de engajamento e das taxas de conversão.
O nicho é ativo, ele está interessado e comenta, compartilha e interage mais. Você consegue criar e falar diretamente com a sua persona, o que faz com que o seu plano de marketing seja mais efetivo. Outro benefício de se trabalhar com nicho é que você diminui o número de concorrentes. Você restringe sua atuação a um grupo de consumidores que o mercado pode explorar pouco e acaba se destacando.
Além disso, se o seu nicho for pouco explorado significa que você, ainda que tenha poucas vendas, pode ditar os preços e valores do seu negócio. Trata-se de direcionar seus recursos, como tempo, dinheiro e mão de obra para um público que reconhece o seu trabalho e, em troca, pode possibilitar o aumento da receita da sua empresa.
Como descobrir o nicho do seu negócio
- Identifique o seu segmento: você pode pensar em atuar com acessórios de moda.
- Pense em qual problema você quer solucionar: por exemplo, no mercado, os laços para cabelo de meninas de 2 a 4 anos são todos padronizados.
- Avalie seus conhecimentos: você tem habilidades e quer empreender nesse negócio, com laços personalizados para meninas de 2 a 4 anos, do seu bairro.
- Observe a demanda: o que as mães das crianças dessa idade estão em busca? Beleza, conforto, diferenciação, laços maiores ou menores. Veja qual é a demanda.
- Analise a concorrência: no seu bairro há outros negócios como o seu? O que eles fazem de diferente? Como você pode oferecer um produto único e exclusivo?
De modo geral, você pode pensar em algumas perguntas para chegar no seu nicho de mercado:
- Em qual mercado quero trabalhar? Por quê?
- Tenho um problema para resolver? Qual a minha qualificação para isso?
- Existe um grupo de pessoas com esse problema? Quais são os interesses delas?
- O que a concorrência tem feito? Qual o meu diferencial?
Para saber mais, leia os conteúdos a seguir:
E-book: Nichos de mercado: explore esta oportunidade
Mercados de nicho: oportunidades no e-commerce para MPEs
E aproveite os cursos do SEBRAE:
Foi um prazer te ajudar :)