this is an h1

this is an h2

Fri Oct 28 01:59:09 BRT 2022
Organização | MELHORIA CONTÍNUA
Identifique sua zona de conforto

Entenda a importância de encarar desafios e sair da sua zona de conforto.

· Atualizado em 28/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Zona de conforto, na verdade, de confortável só tem mesmo é o nome. A conhecida zona de conforto é aquele lugar onde não nos sentimos ameaçados, onde já sabemos que não precisaremos enfrentar grandes desafios e nem correr grandes riscos. Ela é chamada assim porque na zona de conforto temos um certo conhecimento e domínio das coisas que podem acontecer. Preparamos este artigo, inspirado no post do Sebrae Paraná, para te ajudar a entender melhor este tema.

Entretanto, permanecer na zona de conforto faz com que fiquemos estagnados ao longo do tempo e isso, profissionalmente falando, não é nada bom. O mercado muda constantemente, e precisamos fluir com a mudança. Quando resistimos à mudança, acabamos estagnados e perdendo várias oportunidades de crescimento. 

Só conseguimos crescer quando enfrentamos um novo desafio e corremos riscos. Mas, qual é a forma certa de correr riscos? É preciso saber dimensioná-los e calculá-los. É necessário estarmos preparados constantemente para enfrentarmos o risco. Sair da zona de conforto exige uma habilidade fundamental para os dias de hoje -  o aprendizado contínuo. Esta é uma das maiores habilidades que se requer dos profissionais da atualidade. Você já parou para pensar no quanto você consegue manter-se em constante aprendizado?

Quando falamos em aprendizado, não estamos falando apenas dos cursos e materiais formais, mas toda aquela forma de aprendizado que você pode acessar pelas redes sociais, conteúdos gratuitos e, principalmente, conteúdos que você conseguirá colocar em prática. 

Então, de que forma podemos enfrentar o medo de sair da zona de conforto e partir para uma atitude de aprendizado contínuo? Aqui, vamos compartilhar com vocês algumas dicas muito simples que te ajudarão a sair da zona de conforto de uma maneira um pouco mais tranquila.

A primeira dica é sair da mesmice e buscar novos conhecimentos. Converse com novas pessoas, faça coisas diferentes do que você faz sempre. Já tentou ir para o seu trabalho, para academia ou qualquer outro lugar da sua cidade experimentando caminhos diferentes? Estes caminhos diferentes por onde você irá percorrer, sem o olhar “viciado” de quem conhece bem o caminho, te despertam para novas possibilidades. Este é um exercício cerebral simples e eficiente.

Trabalhe com metas e estabeleça os pontos de crescimento que você quer, tanto no ãmbito pessoal quanto no profissional. Você não precisa ter grandes metas para começar. Quando estabelecemos metas, podemos subdividi-las em metas menores de curto, médio e longo prazo, com ações mais fáceis e simples. Experimente começar com passos pequenos. Um passo de cada vez é mais importante do que dar grandes passos. Para sair da zona de conforto, a frequência do movimento é muito mais importante.

E, por último e não menos importante, evite a síndrome do impostor. Já ouviu falar dela? A síndrome do impostor é aquela voz que fica lá no fundo da sua cabeça dizendo que você não pode, duvidando das suas habilidades e colocando em questionamento toda a sua competência. Então, coloque em mente que, se você não consegue hoje, é porque precisa buscar o conhecimento certo. Mas, você consegue se colocar em movimento para fazer. Lembre-se que o único erro, quando falamos em sair da zona de conforto, é não começar. Então, comece de forma simples e com os recursos que você tem. Aos poucos, você vai ganhar coragem e independência para fazer melhor o que você fazia antes. Lembre-se: tudo é questão de persistência e treino!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades Temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?