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Mon Mar 06 11:08:21 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Implemente a ‘prateleira infinita’ e faça seu negócio crescer

Sistema de prateleira infinita combina varejo e tecnologia e tem se tornado a grande estratégia para as lojas não perderem vendas por falta de estoque.

· Atualizado em 05/03/2023
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Você já ouviu falar em “prateleira infinita”? Saiba que é uma ferramenta poderosa para solucionar as limitações de volume e variedade de estoque em pontos de venda físicos e está diretamente ligada à satisfação dos clientes. Entenda melhor o conceito neste artigo! 

Quando o consumidor não encontra o produto que deseja ao visitar uma loja, a experiência é frustrante. E isso acontece com uma frequência maior do que imaginamos: nove em cada dez pessoas deixaram de adquirir um produto por falta de estoque.  

Agora, imagine que você vai a uma loja comprar um tênis que busca há muito tempo, mas, no momento da compra, o seu número esgotou. Só que em vez de ir para casa sem o produto, o atendente te dá a opção de comprar on-line, efetuando o pagamento pelo terminal de vendas, com o autocheckout na loja. E, após isso, você aguardar o produto chegar em sua casa.  

Essa é a definição da prateleira infinita, sistema que tem se tornado a grande estratégia para as lojas não perderem vendas por falta de estoque e atender cada vez mais aos pedidos dos consumidores. 

Na prática, a prateleira infinita permite a compra em uma loja física, ainda que o produto não esteja disponível naquela unidade. A junção entre varejo e tecnologia possibilita aos estabelecimentos oferecerem variedades de produtos, de diferentes segmentos e modelos, sem a necessidade de ter apenas um estoque físico. 

A abordagem de prateleira infinita permite expandir o mix de produtos ofertados pelos pontos de venda, reduzindo limitações de armazenamento e/ou exposição existentes em lojas físicas.  

Na falta de um produto para entrega imediata, é possível concretizar a compra no local, receber o pagamento pelos meios disponíveis localmente e providenciar a entrega do produto na casa do cliente. 

A loja também pode ampliar a sua oferta e colocar à disposição dos clientes um catálogo on-line com ofertas de produtos que não fazem parte do mix do ponto de venda. 

Um estoque mais enxuto no ponto de venda permite otimizar o espaço comercial, mais valioso, e ampliar a área expositiva, concentrando o estoque de mercadorias em local onde o valor do metro quadrado é menos oneroso. 

O desenvolvimento de parcerias estratégicas com fornecedores pode, inclusive, reduzir a necessidade de manter determinados produtos em estoque próprio e encarregá-los da logística, reduzindo ainda mais os custos. 

Para operacionalizar a prateleira infinita, além de tecnologias de integração de estoque, não podem faltar a integração dos métodos de pagamento e a conciliação financeira. Um tablet disponibilizado pelo próprio estabelecimento ou o celular do consumidor podem fazer a vez de maquininhas de cartão para viabilizar os pagamentos, tornando-se um caixa móvel.  

Principais vantagens da prateleira infinita: 

  1. Redução expressiva da desistência de compra. 
  2. Aumento da satisfação do cliente e contribuição para a fidelização. 
  3. Ampliação da oferta de produtos. 
  4. Maior resistência à concorrência. 
  5. Otimização do espaço expositivo. 
  6. Racionalização dos custos imobiliários. 
  7. Racionalização do controle de estoques. 

A prateleira infinita, ou vitrine infinita, é a resposta para aqueles empreendedores que buscam oferecer essa experiência completamente integrada e sem barreiras entre on-line e off-line.  

Se o seu objetivo é oferecer a melhor experiência de compra para o seu cliente e fidelizá-lo a partir disso, sem sombra de dúvidas, a prateleira infinita não pode faltar na sua loja.

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