Além da qualidade dos produtos, a marca da empresa deve carregar o conjunto de atributos e benefícios que o negócio oferece para conquistar clientes.

A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.
Ela deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio. Nesse sentido, para auxiliá-lo a trilhar o melhor caminho, confira a seguir informações e orientações sobre como construir sua marca e registrá-la.
Como construir
Realize pesquisas com clientes efetivos e potenciais, parceiros e funcionários, a fim de perceber qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera e é anunciado.
Além disso, acompanhe algumas dicas na hora de construir uma marca:
- É importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. O empreendedor deve ter o entendimento claro do que o negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando as atividades e o público do empreendimento.
- Não se esqueça de aspectos como ética e confiabilidade e dos pontos que destacam a empresa na concorrência.
- O desenho da marca tem que se comunicar. A construção envolve pesquisa e reconhecimento, precisa ser original e atraente, informando com objetividade os pontos fortes do negócio.
- Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa.
- É preciso planejamento para ativar a marca. O empreendedor deve estudar onde e como vai começar a divulgá-la, o público, o alcance e qual a relação custo-benefício nesse processo.
- A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente. Materiais impressos e digitais, arquitetura e decoração precisam comunicar-se uns com os outros, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.
Como registrar
Para ter um logotipo que identifique o negócio e tenha exclusividade sobre o nome escolhido, o empreendedor precisa registrar a marca de sua empresa.
Isso pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Por meio do site do INPI, o empresário terá acesso ao Guia Básico de Marca. Clique aqui para conhecer o conteúdo.
Saiba mais
Razões para registrar uma marca
Foi um prazer te ajudar :)