Entenda o que é brand awareness e qual é a importância do reconhecimento de marca no marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia importante para as empresas e consiste na atração de clientes por meio da produção de conteúdos relevantes em diferentes formatos e canais: textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais, entre outras possibilidades.
O principal objetivo do marketing de conteúdo é promover o reconhecimento da marca (brand awareness), gerando conexões positivas. Pelo menos esse foi o apontamento feito pelo relatório The 2021 State of Digital Content (O estado do conteúdo digital), em 2021, produzido pela Altimeter. Segundo o estudo, os principais objetivos ao produzir marketing de conteúdo são: criar reconhecimento de marca (35%); posicionar a marca como líder e especialista no assunto (28%); fornecer aos clientes informações precisas e úteis (16%); gerar leads e demanda para os produtos e serviços (15%); ajudar o time de vendas a gerar receita (7%).
Reconhecimento de marca
Awareness ou brand awareness (ou reconhecimento de marca) é uma estratégia voltada à consciência de marca do público em relação à sua empresa, bem como a seus produtos ou serviços. A estratégia consiste em aumentar o número de pessoas familiarizadas com a marca, as quais passam a identificá-la como referência no mercado diante dos seus concorrentes. Ou seja: o objetivo é fazer a sua marca ficar na memória das pessoas, ser lembrada por elas, por isso foca na confiança e nas emoções positivas que o público pode ter nas experiências com a empresa.
Benefícios do brand awareness
Ter uma marca fortalecida e reconhecida no mercado agrega valor e pode trazer muitos benefícios, entre eles:
- Aumento das vendas: ser referência e ser lembrada pelo público coloca a sua empresa em vantagem diante da concorrência, isso porque o consumidor, entre duas marcas, vai decidir por aquela em que ele mais confia;
- O alcance da marca se torna maior: isso porque ela se torna presente em muitos canais onde o público está presente;
- Mais indicações: por falar em público, é natural que uma marca que é lembrada pelo público acabe fidelizando o cliente, que se torna um fiel defensor, indicando a marca para outros consumidores;
- Reconhecimento da autoridade: ter reconhecimento do público também acaba gerando uma mensagem de autoridade, pois o cliente sabe o que a empresa entrega.
Cinco dicas para trabalhar o reconhecimento da marca
- Escolha as redes sociais certas: é importante definir a persona (cliente ideal) do seu negócio e saber em quais redes sociais ele está presente. Além disso, procure saber quais são as suas necessidades e desejos a fim de produzir conteúdo relevante para ele.
- Crie experiência: ofereça experiências memoráveis, que farão a sua marca ficar na mente do consumidor. Você deve pensar em experiências para diferentes formatos e canais, o que inclui a loja física.
- Encontre parceiros: investir em parcerias é uma importante estratégia para desenvolver o chamado comarketing, podendo fortalecer duas marcas parceiras. Outra possibilidade é contratar influencers, visando a aumentar o alcance da sua marca.
- Use o recurso do SEO: use as palavras-chave relacionadas à intenção do usuário, otimizando os motores de busca.
- Automatize o marketing: essa estratégia ajuda a direcionar e personalizar a comunicação com o público.
Lembre-se da importância de construir uma marca sólida com a sua comunidade, mantendo presença no mercado, aproximando-se do seu público-alvo e posicionando-se com conteúdo relevante para ele. Saiba mais sobre como fazer a sua marca ser lembrada, acessando os nossos conteúdos pelos links a seguir: Marketing de Influência: divulgue sua empresa com a pessoa ideal e 20 dicas para aumentar o seu engajamento e vendas.
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