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Fri Feb 17 02:49:57 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Impulsione seu negócio com as ferramentas do Google

O Google oferece ferramentas gratuitas que podem aumentar a produtividade das pequenas e médias empresas.

· 24/01/2023 · Atualizado em 17/02/2023
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Você sabia que é possível utilizar, gratuitamente, as ferramentas do Google para impulsionar o seu negócio? São recursos que podem facilitar o home office, o trabalho em equipe, melhorar a comunicação com os clientes, aumentar a produtividade, entre outras.

Vamos conhecer as seis principais ferramentas do Google que você não pode deixar de usar!

Google Meu Negócio ou Perfil de Empresa

Este é um dos recursos mais simples e eficazes para pequenas e médias empresas. O Perfil de Empresa permite que as empresas criem um perfil comercial na plataforma para agrupar todas as informações sobre o negócio e fortalecer sua presença digital.

Quando o usuário faz uma busca por um tema ou estabelecimento, o cadastro da sua empresa pode aparecer com uma ficha específica tanto no resultado da pesquisa quanto no Maps. Uma confeitaria, por exemplo, pode cadastrar seu negócio e quando o potencial cliente procurar por bolo na sua região, ele pode encontrar a loja. Lembre-se de utilizar palavras-chave na sua descrição.

Nesse cadastro, você deve colocar:

  • Horário de funcionamento.
  • Localização (com integração a GPS).
  • Catálogo de serviços e produtos.
  • Recursos como entrega em domicílio e retirada em loja.
  • Contato: site, redes sociais, telefone.
  • Fotos e vídeos.

Além das informações editáveis pela empresa, há o espaço para feedback dos usuários. Quem visita o negócio pode deixar uma classificação numa escala de uma a cinco estrelas e um comentário sobre a experiência que teve. Assim, outras pessoas podem saber mais da empresa sob a perspectiva de outros consumidores, como se dá nas redes sociais.

Google Ads

Também é possível criar campanhas de anúncios pela plataforma Google Ads, que possibilita que qualquer empresa (média e pequena, inclusive) crie uma publicidade segmentada por público e região nas páginas do buscador. Você consegue acompanhar os resultados, de maneira simples, por meio de um aplicativo. Nesse caso, você consegue, em tempo real, ver quantos leads foram gerados, volume de tráfego gerado para o site, entre outras métricas.

O direcionamento do conteúdo por região é ideal para empresas de bairro, por exemplo. Também é possível segmentar por palavras-chave, renda, idioma, dentre outras características da persona do seu negócio.

Além disso, a pequena empresa tem acesso aos espaços publicitários junto com gigantes do mercado, ou seja, concorrem da mesma forma com o seu negócio local, sem diferenciação.

Google Meet

Uma ferramenta do Google que facilita a dinâmica das reuniões à distância é o Google Meet. Ela favorece, de forma gratuita, o trabalho em equipe e o aumento da produtividade. O modelo básico oferece:

  • Criação de salas de videochamadas para até 100 participantes.
  • Envio de convites para a agenda dos convidados.
  • Confirmar ou recusar o convite da reunião.
  • Acessar a sala diretamente do navegador, sem a necessidade de baixar um aplicativo.

Google Drive

O Google Drive serve para o compartilhar arquivos e promover o acesso à informação entre os colaboradores de uma empresa. Trata-se de uma nuvem com 15 GB de armazenamento disponível para todos os formatos de arquivo: pdf, imagens, áudios, textos e vídeos.

Com o Google Drive, você pode criar documentos, planilhas e apresentações, armazenar e compartilhar com determinadas pessoas. Essa é uma das vantagens do Drive: a possibilidade de organização com base em permissão.

Por exemplo, documentos do financeiro podem ficar disponíveis somente para os colaboradores da área. Você pode definir que gerentes podem editar, da mesma forma que analistas e auxiliares têm como visualizar e deixar seus comentários.

Além disso, os arquivos ficam disponíveis 24 horas, em qualquer lugar, com um acesso simples e rápido. Mesmo sem internet, o usuário consegue visualizar os itens na nuvem, usando um celular, um computador ou outro dispositivo móvel.

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta do Google que ajuda quem está à frente da produção de conteúdo do negócio. É um recurso gratuito que mapeia os assuntos em alta na internet, isto é, os temas mais comentados no momento.

É possível fazer uma busca de palavras específicas, termos por área ou notícias mais recentes. Uma dica é utilizar o “campo de busca” com termos do seu nicho de atuação.

Se você vende on-line, por exemplo, pode pesquisar algo sobre “e-commerce” ou “vendas na internet”. A ideia é ter insights para produzir ações de marketing de conteúdo, como posts para redes sociais, blog posts e e-books.

Google Docs e Google Sheets

Essas duas funcionalidades estão disponíveis dentro do Google Drive. Google Docs é um recurso para a criação de textos, como o Word, mas que permite a edição simultânea entre pessoas que tenham acesso ao arquivo.

E o Google Sheets é um serviço voltado à criação de planilhas, como o Excel, mas que também possibilita a criação e a edição on-line, permitindo uma construção colaborativa entre funcionários.

Agora que você já conhece as seis ferramentas do Google que podem ajudar a alavancar seu negócio, é hora de colocar a mão na massa. Aproveite cada um desses recursos para organizar melhor sua empresa e aumentar sua produtividade e eficiência.

Artigo escrito a partir do texto do Inovação Sebrae Minas Ferramentas gratuitas do Google para impulsionar o seu negócio.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como utilizar o Google na sua estratégia de marketing digital

Como cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio

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