this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 20:41:13 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Indústria química brasileira enfrenta desafios e oportunidades

Brasil ocupa sexta posição mundial em faturamento na indústria química, mas ainda há grandes desafios a superar e oportunidades a serem conquistadas.

· 06/03/2023 · Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Pouca gente se dá conta de como a Indústria Química está presente em nosso dia a dia. São remédios, tintas e esmaltes, produtos de limpeza, fertilizantes que ajudam a cultivar nossa comida, produtos usados para o tratamento de água, entre outros.

Não é à toa que a indústria química responde sozinha por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. 

Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Química, o faturamento líquido do setor alcançou a marca de R$ 160 bilhões de dólares. Isso coloca o País na sexta posição do ranking mundial, atrás apenas de China, EUA, Japão, Alemanha e Coréia.

Mesmo assim, os gestores do ramo precisam permanecer atentos aos desafios enfrentados pelo setor. 

A disponibilidade de matéria-prima é uma das principais dificuldades da Indústria química. A qualidade e a quantidade de matéria prima disponível, com a consequente volatilidade dos preços, são problemas constantes na indústria Química.

Apesar de existirem insumos em abundância no Brasil, o seu custo é alto, o que leva as indústrias a buscar fornecedores internacionais. Por isso, a modernização de portos, rodovias e soluções modais é imprescindível à potencialização dos resultados da Indústria Química. 

Por estar sujeita a uma imensa gama de regulamentações, governamentais e não governamentais, a Indústria Química necessita ter um controle rigoroso de qualidade e de informações sobre seus processos e produtos.

Para isso, auditorias de qualidade devem ser constantes. Também é imprescindível ter planos de contingência para a eventual necessidade de recalls. 

Um dos maiores desafios da Indústria Química são as novas tecnologias para atender às demandas da transformação digital. Hoje, uma empresa que não investe em inovação e otimização da operação está mais suscetível a ter grandes perdas.

Para enfentar todos esses desafios, é necessário ser capaz de alocar tempo e recursos na automatização de processos e de gestão, como planejamento de recursos empresariais (também conhecidos por ERP, a partir da sigla do termo em inglês).

Além disso, é preciso estar atento a movimentos de mercado para satisfazer a novas demandas de clientes, que vão mudando muito rapidamente. 

Mas nesses novos cenários, mesmo conturbados, surgem novas oportunidades. O agronegócio, com sua demanda por fertilizantes e agrotóxicos, tende a crescer e a indústria química brasileira pode suprir esse mercado internamente, eliminando a necessidade de importações e assegurando estabilidade a esse segmento estratégico da economia. 

Outro setor promissor para a Indústria Química é a indústria farmacêutica e de saúde, como bem demonstrou a recente epidemia de Covid-19.

A demanda por itens descartáveis também cresceu na esteira dos novos hábitos de higiene e consumo trazidos pela pandemia, e com isso o segmento de químicos ligados a plásticos também vem registrando alta.  

Ainda há inúmeras oportunidades para a Indústria Química nos segmentos de tecnologia, cosméticos, alimentos, automóveis, entre outros. Portanto, o que as organizações precisam fazer é superar os desafios impostos pela transformação digital e otimizar suas operações, para atender as oportunidades do mercado em crescimento.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para orientar empreendedores que desejam empreender na indústria química. Procure a unidade de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?