this is an h1

this is an h2

Sat Aug 20 00:24:20 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Inovação incremental como um diferencial competitivo

As inovações incrementais são estratégias para fidelizar seus clientes e manter seu produto ou serviço competitivo.

· 26/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Investir em inovação incremental é uma estratégia para manter o seu produto ou serviço competitivo, além de ser um diferencial da concorrência. Muitas empresas optam por esse tipo de inovação por ser mais simples e barata. Mas, lembre-se que seu impacto pode ser gradual. 

Inovar é propor mudanças, melhorias ou novas estratégias que terão um impacto positivo na empresa. A inovação não significa, apenas, ter uma ideia inédita e nova. Quando você propõe melhorias em um produto ou serviço, você também está inovando. Trata-se da inovação incremental. 

A Apple realiza inovações incrementais em seus Iphones, por exemplo, e está sempre lançando novas atualizações e aparelhos. Outra empresa que costuma realizar inovação incremental é o Google, que também lança melhorias frequentes em seus produtos. Ainda é possível lembrar da Coca-Cola que já lançou diferentes sabores e tipos, como Coca Light e Coca Zero. 

A inovação pode ser incremental, radical ou disruptiva. A incremental é quando são feitas modificações e atualizações em um produto já existente. A radical tem como objetivo criar uma solução inédita para explorar novos mercados. Já a disruptiva ocorre quando há substituição do produto por uma solução mais inovadora. 

As inovações ainda são classificadas e aplicadas nos seguintes itens e áreas: 

  • Produto ou serviço;
  • Organização e processo produtivo;
  • Modelo de negócios;
  • Tecnologia;
  • Logística;
  • Marketing.

Vantagens

A inovação incremental tem algumas vantagens, como:

  • Para realizá-las, é preciso conhecer as necessidades dos clientes;
  • Possui uma cadeia de inovação e tecnológica conhecida; 
  • Atualizações despertam o interesse do público. 
  • Costuma ter um custo reduzido, porque envolve menos investimentos em pesquisa e desenvolvimento;
  • É uma ação menos arriscada e menos complexa;
  • Aumenta a LTV (Lifetime Value), a métrica do tempo de vida do cliente.  

Todas as empresas, independentemente do tamanho ou área de atuação, podem fazer inovações incrementais. Basta criatividade e poder de execução. 

No entanto, nem toda empresa necessita promover esse tipo de inovação. Para saber se essa é a melhor opção para o seu negócio, é preciso conhecer sua realidade, seu cliente e seus objetivos. Por isso, compreender os tipos de inovação é fundamental para entender o momento em que seu negócio está e qual a ação mais indicada para atingir bons resultados.  

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Inovação como alternativa para enfrentar a crise 

Propriedade Intelectual garante direitos sobre inovações


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?