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Inovação | DIFERENCIAL
Inovação nas agências de turismo

Preços bons e serviços de qualidade já não representam diferenciais para esse tipo de empresa. Saiba como inovar e tornar-se mais competitivo.

· 15/06/2022 · Atualizado em 29/11/2022
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Agências de turismo que têm apenas bons preços e serviços estão somente atendendo à demanda do mercado consumidor, sem gerar vantagem competitiva frente à concorrência. Ou seja, o diferencial de preço e qualidade já não podem mais, sozinhos, ser considerados fatores de diferenciação.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e com maior poder de escolha, o que deixa a concorrência muito mais acirrada.

Esse movimento vem conduzindo as agências, que visam à permanência no mercado e à expansão dos negócios, a buscar sempre novas estratégias para manter-se competitivas.

É desse panorama que surgem os conceitos e a necessidade de inovações empresariais. A inovação é um processo de melhoria que gera desempenho superior para a estratégia da empresa.

Dessa forma, a capacidade de uma agência de turismo inovar é vista, atualmente, como uma das principais características para diferenciar-se no mercado.

Como inovar

As agências de turismo podem inovar em quatro áreas:

  • Inovação de produtos e serviços: novas tecnologias criadas para aumentar a satisfação dos clientes e o desenvolvimento de produtos inovadores, como roteiros temáticos e segmentados, turismo sustentável e de experiência, entre outros.

  • Inovação de processos: novas formas de relacionamento na prestação de serviços, com a utilização de métodos aprimorados para a oferta dos serviços da agência de turismo, que auxiliam no aumento da produtividade, na adequação às tendências de mercado com foco na qualidade, na variedade de serviços prestados e na redução de custos.

  • Inovação em gestão: novas estruturas de poder e liderança. A inovação em gestão tem a capacidade de criar vantagem competitiva de longo prazo para as empresas, mediante a implementação de novas técnicas de gestão, mudanças nas estruturas organizacionais e no fluxo de trabalho, além do relacionamento com o ambiente externo.

  • Inovação de negócios: novas ideias e estratégias que auxiliem no desenvolvimento de novos negócios, que forneçam uma vantagem competitiva sustentável.

Inovação e segmentação

Entenda o conceito: inovando com a segmentação

Vale lembrar que uma das mais importantes inovações para o setor é a segmentação, ou seja, a escolha de um nicho para o empreendedor atuar.

Ao focar em um tipo de cliente (turismo estudantil, intercâmbio, terceira idade, LGBTQIA+, turismo familiar, por exemplo), a agência passa a conhecer a fundo as necessidades dessa demanda, tornando o produto mais adequado, e especializando a divulgação e a maneira de comunicar-se com os clientes.

Também é possível segmentar a agência por tipo de oferta turística como ecoturismo, cultura, náutico, enoturismo, gastronômico, rural, entre outras alternativas.

A segmentação leva a agência à criação de um diferencial, posicionando-se no mercado com uma especialização e tornando-se extremamente competitiva, sem deixar de atender a qualquer outra demanda que não seja do nicho, evidentemente.

 Saiba mais sobre segmentação nas agências de turismo.

Como aplicar

Para mostrar, na prática, como se inova em uma agência de turismo, apresentamos um modelo de planejamento baseado nos 4 Ps do marketing para uma empresa que optou pelo segmento “turismo de terceira idade”, e que tem por objetivo definir como a marca será percebida pelos clientes, ou seja, qual será o diferencial da empresa.

É importante destacar que os 4 Ps do marketing são apenas um exemplo de metodologia que pode ser aplicada para melhorar e inovar a percepção do cliente e do próprio mercado para o seu diferencial competitivo.
 
Se você se interessou pelo modelo de negócio focado no marketing e seus 4 Ps, conheça também o modelo de negócios conhecido como  Canvas, outra metodologia que pode auxiliá-lo a implementar a inovação.

Ações recomendadas
  • Benchmarking: realize benchmarking, analise as empresas que são referências no mercado que você atua ou pretende atuar, e que se sobressaíram em suas atividades nos últimos anos.

  • Pesquisa de satisfação: elabore uma pesquisa de satisfação com seus clientes. Assim, a empresa poderá aprimorar os pontos fracos e explorar os pontos fortes.

  • Pessoas qualificadas: conte com especialistas em inovação, pois a interação entre pesquisadores e empresários é fundamental para a diferenciação. Portanto, busque atrair esse recurso diferenciado para a sua empresa.

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Capacite-se

Procure os agentes locais de inovação

Para implantar a inovação com sucesso, busque auxílio do Sebrae por intermédio dos agentes locais de inovação (ALI) de sua região. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem por objetivo promover inovação para o pequeno negócio gratuitamente, por meio de consultores que visitam a sua empresa para orientá-lo quanto à inovação.

Acesse o material desenvolvido pelo Sebrae, o Ministério do Turismo e a Associação de Cultura Gerais (ACG): Manual para o Desenvolvimento e a Integração de Atividades Turísticas com Foco na Produção Associada ao Turismo que serve como um passo a passo para agregar valor aos destinos por meio da incorporação de novos produtos à oferta turística.

Informe-se

O Sebrae prepara boletins mensais para você saber como utilizar os novos conhecimentos do setor de turismo no seu empreendimento e melhorar os resultados.

Conheça os Boletins de inteligência competitiva no turismo.

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