this is an h1

this is an h2

Tue Apr 11 14:20:04 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Inovar sempre é a chave do sucesso para indústrias de base tecnológica

Conheça o design thinking, a principal ferramenta utilizada para promover a inovação em indústrias de base tecnológica.

· Atualizado em 11/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Algumas palavras são usadas a torto e a direito e, apesar disso, a gente não sabe muito bem o que elas significam. Quer um exemplo? Inovação.

Aparece em muitos textos, muitas vezes com significados imprecisos. Mas é importante saber o que significa – a rigor, é a exploração, com sucesso, de uma nova ideia, transformando-a em um novo produto, serviço ou negócio, que, ao ser entregue ao mercado, tenha seu valor reconhecido por ele. Ufa! Agora ficou bem explicadinho.

Faltou dizer que a inovação é uma questão de sobrevivência para as indústrias de base tecnológica. 

Por essa razão, é imprescindível que essas empresas consigam se inserir nos ecossistemas de inovação, que constituem, afinal, o ambiente onde diferentes atores interagem justamente para aprimorar a base tecnológica dos empreendimentos e oferecer inovação à sociedade.

Quais são esses atores? A lista é grande. Podemos citar universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, pesquisadores, empresas, empreendedores, startups, instituições de fomento à cultura da inovação, investidores, aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos, hubs de inovação e o próprio governo.  

Veja como funciona uma das principais ferramentas de inovação, o design thinking 

Entre as principais ferramentas disponíveis para a empresa promover a inovação de sua base tecnológica está o design thinking. É um jeito de solucionar desafios de forma criativa, inovadora e por diferentes perspectivas. Na definição de Charles Brunette, desing thinking é “um processo de pensamento crítico e criativo, que permite organizar as informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento”. Saiba mais detalhes sobre o conceito aqui. 

Veja como funciona o design thinking na figura abaixo: 

 

Exemplos de inovação 

Fique atento também aos diferentes tipos de inovação que afetam a base tecnológica das indústrias:  

  • Inovação radical quando algo novo é criado, como lançar um produto que não existia antes no portfólio da empresa ou criar uma unidade de negócio.  
  • Inovação disruptiva: a principal característica é a “ruptura” na forma como algo era feito antes e o uso de novas tecnologias para resolver problemas antigos. 
  • Inovação aberta: aqui, a ideia é fazer parcerias estratégicas ou realizar fusões e aquisições com outras instituições para criar uma operação mais forte e combater competidores maiores. 

Agora que você já conhece uma das principais ferramentas utilizadas para promover a inovação da base tecnológica das empresas, que tal colocar em prática os conceitos e subir vários patamares no desenvolvimento da tecnologia aplicada ao seu empreendimento?  

Saiba mais 

Quer saber mais sobre inovação e tecnologia? Leia aqui. 

Neste blog, você tem mais informações sobre a importância da inovação em empresas de base tecnológica. 

E, neste link, você vai ler sobre inovação para pequenas empresas. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?