this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 15:07:35 BRT 2023
Finanças | AÇÕES
Investimentos para startups: venture capital

Conheça os estágios de investimento da sua startup e os caminhos para adquirir venture capital e alavancar o seu negócio.

· Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Empreendedores que atuam no setor de startups – empresas de crescimento rápido, com custos baixos e poucas burocracias – sabem que para que o seu negócio possa crescer mais rapidamente é preciso passar por várias etapas de construção. E um dos estágios decisivos para impulsionar os negócios é a fase de investimentos.

Neste artigo, o Sebrae quer apresentar aos empreendedores de startups um dos principais recursos financeiros a que podem recorrer: o venture capital.

O que é o venture capital?

O venture capital (VC) é conhecido como capital de risco. Esse tipo de investimento é caracterizado pela aplicação de dinheiro em empresas novas no mercado que tenham uma expectativa de crescimento rápido e um bom retorno financeiro. 

O venture capital pode ser operado de três formas diferentes: pelas companhias de participação, pelo fundo de investimentos e pelos investidores individuais.

No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é responsável por regular os recursos do venture capital, que também são constituídos como Fundos de Investimentos em Participações (FIP) ou como Fundos Mútuos de Investimento em Empresas Emergentes (FMIEE).

Como posso atrair o venture capital para a minha startup? 

Inicialmente, para atrair a atenção de investidores para o seu negócio, a sua startup deve possuir um CNPJ registrado e já estar ativa no mercado, com a operação em andamento. Depois de ter a sua empresa registrada, é hora de montar um bom plano de negócios, preferencialmente com as dicas do Sebrae:

  1. Apresente um pitch de apresentação da sua startup: o “pitch” é, em outras palavras, como se fosse um “discurso de vendas”. Nele, o empresário deve inserir todas as informações que podem ser atrativas para o investidor decidir investir.

Começar com uma boa história pode ser a porta de entrada para a sua apresentação. A sugestão é apresentar as informações numa sequência lógica, então comece falando sobre o surgimento da ideia para a construção da startup e sobre o sonho por trás do negócio. Explique também quais são os objetivos a serem alcançados pela empresa. Seja breve nas palavras, mas não deixe de expor o seu propósito. 

  1. Apresente um pitch sobre as vendas: depois de discorrer sobre os valores e a missão da sua empresa, explique para o investidor o que ele receberá em troca do investimento, ou seja, qual será a sua rentabilidade.

Para isso, apresente de forma detalhada todas as informações sobre as suas vendas. É válido expor as metas estipuladas para um determinado período e os resultados alcançados. Seja intencional nessa etapa. 

  1. Utilize um quadro Canvas: o quadro Canvas é uma ferramenta de análise que serve para identificar a viabilidade de uma ideia, sugestão ou negócio por meio de um planejamento visual. 

O produto, que é de fato um quadro, deve ter espaços para as seguintes variáveis, de forma clara e visível: viabilidaderentabilidade e potencial de vendas.

  1. Projeção financeira: ao seguir a linha do quadro Canvas para a sua apresentação, é muito importante dar uma atenção especial à projeção financeira. O investidor de venture capital precisa identificar as possibilidades de aplicações e investimentos (ou seja, as formas como ele pode investir), os ganhos reais, o controle de gastos completo da sua startup, as estratégias para adesão do público-alvo, a prospecção de clientes, entre outros aspectos.

Além de seguir essas dicas, o empreendedor deve estar disposto a abrir mão de algumas das cotas estabelecidas para o fechamento do negócio. Com isso em mente, analise o que é primordial para o bom funcionamento da sua empresa e não perca oportunidades. Saiba que, a depender do capital investido, o investidor tem grandes possibilidades de se tornar seu sócio.

Para saber mais sobre os investimentos ideais para a sua startup, as principais formas de obter financiamento e os estágios de investimento do capital empreendedor, acesse o Portal do Sebrae. 

Sebrae, o maior parceiro dos empreendedores de pequeno e médio porte. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?