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Já pensou em criar um criar um curso on-line? Veja como

Lançar um curso on-line pode ser mais simples do que você pensa. Leia e tenha uma ideia clara do que deve ser feito.

· 18/04/2023 · Atualizado em 07/05/2023
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Qualquer pessoa que deseja aprender novas habilidades e técnicas pode encontrar na internet alguém disposto a ensinar. Há muitos cursos, gratuitos e pagos.

Os cursos gratuitos têm a capacidade de atrair novos clientes para quem ensina. E os cursos pagos também encontram público, porque oferecem uma forma rápida e econômica para o interessado aprender com quem sabe.

Quem paga por um curso deseja encontrar tudo já pensado e estruturado, em vez de trilhar sozinho o caminho para o conhecimento, que pode ser bem mais longo e difícil.

Por este motivo, oferecer cursos on-line, pagos ou gratuitos, é uma ótima forma de empreender.

O avanço dos cursos on-line

Em dez anos, o número de novos alunos da educação superior a distância cresceu mais de 370%. De 2009 a 2019, o Brasil saltou de 330 mil pessoas para mais de um milhão e meio de estudantes matriculados.

As pessoas estão investindo em educação para aprimorar suas habilidades e competências, atraídas pelas vantagens de estudar pela internet. Os motivos são muitos: 

  • Mobilidade: os cursos podem ser acompanhados de qualquer lugar.

  • Economia de tempo: não há necessidade de deslocamento para assistir às aulas.

  • Flexibilidade: possibilidade de estudar sem horários fixos, preestabelecidos.

  • Acesso democratizado ao conhecimento: contar com uma boa conexão é o único pré-requisito para o aluno.

Há também mais ferramentas e recursos para quem deseja preparar e vender cursos on-line.

Considerando que há um mercado a ser explorado, é preciso agora aprender a criar cursos on-line para o seu negócio.

Escolha uma plataforma

Plataformas de educação on-line a distância são espaços pensados especialmente para este propósito. Elas oferecem funcionalidades essenciais para as aulas, como tecnologia para exibir as aulas, acompanhamento de conteúdo e gestão de pagamentos.

E também possibilitam boa melhor experiência ao usuário, com interfaces amigáveis e intuitivas, a fim de facilitar a navegação e o contato entre estudantes, professores, tutores e suporte técnico.

Estas são algumas plataformas para quem tem interesse em vender cursos on-line: 

Cada uma delas apresenta planos e funcionalidades diferentes. Parar escolher a plataforma para o seu negócio, leve em conta características como os níveis de personalização, o suporte oferecido, a possibilidade de utilizar programa de afiliados e a integração com os meios de pagamento.

2. Identifique seu público e seu nicho de atuação

Antes de oferecer qualquer solução na internet, é importante definir uma persona (às vezes, até mais de uma), que seria o seu cliente ideal. Ao construir um perfil de cliente ideal, procure compreender o comportamento dele, seus desejos, necessidades e desafios – e busque construir um serviço assertivo para essas pessoas, que as ajude a resolver seus problemas e atender às suas expectativas.

Uma das etapas fundamentais para criar um curso on-line consiste em descobrir a identidade do seu nicho de atuação. Procure responder estas perguntas: 

  • Qual é o nível de escolaridade do meu público?

  • Em que área trabalha?

  • Qual é a faixa etária?

  • O que ele espera aprender?

  • Quais desafios ele quer superar?

  • Quais desejos e sonhos ele tem?

  • Quais problemas visa a resolver ao buscar conhecimento?

  • Onde costuma procurar capacitação?

3. Defina o formato do curso e produza um material de qualidade

Depois de criar uma persona e compreender o público que deseja atingir, comece a planejar o formato e o conteúdo a ser oferecido. Esta etapa (construir um curso on-line) só deve ser feita a partir das informações coletadas anteriormente.

Se você vai, por exemplo, ensinar Excel a pessoas com mais de 65 anos, é indispensável oferecer um material de apoio, como um PDF que possa ser impresso, pois os alunos vão precisa deste apoio. E o conhecimento deve ser separado por etapas, para deixar clara a visualização da jornada de aprendizado.

Ainda neste exemplo, procure gravar os vídeos em uma linguagem mais formal, para ficar mais próximo do modo de falar da faixa etária. Encontros semanais ao vivo também podem fazer parte da estratégia, pois um acompanhamento mais de perto irá reforçar o sucesso do cliente e do objetivo do curso.

Independentemente da persona ou do exemplo, é preciso produzir vídeos com alta qualidade de imagem e som. Ruídos e imagens ruins afastam os compradores e desmerecem o material, mesmo que o conteúdo em si (o conhecimento que se deseja transmitir) seja bom.

4. Divulgue seu curso

Agora que você tem conhecimento da plataforma, da persona, do formato e do conteúdo, é chegada a hora mais importante de como vender cursos on-line: a divulgação.

Valendo-se do conhecimento que você adquiriu sobre seu público até aqui, vai ser possível traçar uma boa estratégia de marketing para atrair os consumidores certos. Por isso, antes de partir para a ação, defina a mensagem, os canais e um calendário estratégico para o lançamento do curso.

Se você já tem uma base de clientes, use o e-mail marketing, com cupons de desconto para inscrições antecipadas. Crie uma estratégia visando a recompensar quem indicar amigos ou invista em programas de afiliados, dando comissão para quem trouxer alunos.

Além das ações de marketing de conteúdo nas redes sociais, separar um orçamento voltado aos anúncios é outra possibilidade de alcançar potenciais clientes na internet. Google Ads e posts patrocinados no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn podem ser ótimas opções, dependendo de sua persona.

Siga estes passos e você estará familiarizado com o passo a passo essencial de como montar um curso on-line. O ensino a distância (EAD) pode ser uma boa oportunidade de ganhar dinheiro, compartilhar conhecimento e construir relacionamentos e satisfação.

Artigo feito com apoio do texto Como criar cursos on-line e vender o que você e sua empresa sabem fazer, do Sebrae em Minas Gerais.

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