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Wed Feb 01 19:22:47 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Jornada do consumidor: programas de fidelidade

Conheça as novas tendências para os programas de fidelidade e entenda o que é a jornada do consumidor.

· Atualizado em 01/02/2023
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Os programas de fidelidade mais tradicionais, como acúmulo de pontos, por exemplo, já não atraem mais o cliente, pois o consumidor está muito mais exigente e busca experiências inovadoras. 

Uma pesquisa da Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, feita com 25.426 consumidores pelo mundo, entre os quais 1.322 brasileiros, mostrou que 80% dos brasileiros estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas. Revelou ainda que, para 36% dos consumidores pesquisados, as expectativas sobre fidelidade se modificaram. Mesmo assim, estudos apontam que os programas de fidelidade já ultrapassam 68 milhões de pessoas no Brasil.

Uma das experiências que atraem e fidelizam o cliente hoje, por exemplo, está na percepção de valor que ele recebe: muitas vezes, o consumidor recebe de volta um valor que não tem preço, ou seja, é significativo para ele, é muito superior ao preço que ele pagou pelo produto. Tanto isso é verdadeiro que muitas pessoas, às vezes, preferem pagar mais por um produto que tem um “valor” maior, e por isso se destaca no mercado.

Pensar em maneiras novas de fidelizar o consumidor pode incluir desconto em novas compras, receber dinheiro de volta, realizar trocas instantâneas ou ter a liberdade de gastar o dinheiro em outras lojas ou mesmo de investir o dinheiro acumulado/poupado.

É importante lembrar também que uma das melhores formas de fidelizar o cliente na atualidade é investir na conveniência, sendo transparente e ágil no atendimento. Outro aspecto a ser analisado é que os consumidores mais jovens, por exemplo, não têm como característica comprometer-se com uma única marca e preferem aquelas que investem em experiências que valorizem a pluralidade. Há um outro público, no entanto, que ainda aposta nos programas de fidelidade, mas anseia por inovações.

Então, o importante é você entender quem é o seu público-alvo, o seu cliente ideal e investir em estratégias de fidelidade que atendam aos anseios dele. O consumidor precisa, na verdade, perceber que terá vantagens ao se relacionar com sua empresa/marca.

O Sebrae convida você a acompanhar o outro artigo da série Jornada do consumidor (Programas de fidelidade; Conveniência). Aproveite também os nossos cursos EaD, inscrevendo-se nos links a seguir.

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Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor: entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.


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