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Fri Jan 14 10:12:40 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Live commerce: a última tendência do varejo online

Saiba tudo sobre esta nova estratégia e veja como a sua loja pode vender nesse formato que está revolucionando os hábitos de compra

· Atualizado em 14/01/2022
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Você já ouviu falar em live commerce? Considerada a grande tendência do e-commerce, live commerce significa “comércio ao vivo” e basicamente consiste em uma estratégia que une live e vendas online.

Esse formato de vendas nasceu na China e está revolucionando os hábitos de compra de consumidores do mundo todo.

Live commerce na prática

Você lembra daqueles programas de auditório onde o apresentador fazia uma propaganda de alguns produtos, mostrando todas as suas funcionalidades e praticamente “vendendo” o item ao vivo? A live commerce funciona de forma parecida, mas elas acontecem muito nas redes sociais ou em plataformas especializadas.

Durante uma live commerce, você entra ao vivo e pode apresentar seus produtos, tirar dúvidas, estimular a curiosidade do público e incentivar a compra. O formato permite que você interaja em tempo real com os consumidores, estimulando ainda mais essa experiência de compra a distância.

Por que live commerce é tendência?

Comprar online já é uma realidade no Brasil e faz parte da rotina dos brasileiros, mas não é só o hábito de comprar online que está crescendo por aqui. O público está cada vez mais conectado! As vendas pelas redes sociais deram um grande salto e o consumo de vídeos online chegou a crescer 84% nos últimos 3 anos. (Kantar IBOPE Media)

Assim, a live commerce aparece como uma junção de dois grandes costumes dos brasileiros. E como esse modelo ainda não é tão famoso, ele é uma forma de se diferenciar no mercado e levar uma experiência única aos seus consumidores.

Live commerce é mais fácil do que você imagina

Não tem segredo! Live commerce é sobre produzir conteúdo e se aproximar dos seus clientes (mesmo que de longe). Com um bom celular e uma internet estável, você pode entrar ao vivo no Instagram ou no Facebook e fazer a sua própria live commerce.

Além disso, você conhece os seus produtos melhor do que ninguém, então não tem ninguém melhor para apresentá-los do que você. Compartilhe a sua opinião, tire dúvidas e convide os clientes a participar. Ver uma pessoa comum do outro lado da tela, além de humanizar a sua marca, torna tudo ainda mais real.

Dicas para fazer a sua live commerce

Se interessou pelo formato? A expectativa é que as live commerces se tornem cada vez mais comuns entre os brasileiros. Então, quem começar agora mesmo a apostar nessa tendência, sai na frente!

Antes de criar uma live commerce para a sua loja, dê uma olhada nessas dicas e garanta uma experiência inesquecível para os seus clientes.

  • Faça uma seleção dos produtos

Quais produtos você quer divulgar na sua live? Você pode apostar naqueles mais vendidos, para aumentar ainda mais a procura, ou até apresentar aqueles que não são muito vendidos, para instigar o consumidor a comprar e criar um desejo pelo item.

  • Estruture a sua live commerce

Crie um planejamento estratégico e desenvolva um bom roteiro para o evento. Dessa forma, você terá um conteúdo mais assertivo para o grande dia, sem deixar as informações mais relevantes de fora.

Lembre-se também de pensar em um cenário para a sua live. Personalize o local com elementos que remetam à sua marca e tragam a sua identidade visual. Deixe a sua live commerce com a cara da sua marca!

  • Crie uma oportunidade única de compra

Live commerce é sobre vender, então porque não dar um incentivo para os seus clientes continuarem assistindo e finalizarem suas compras? Crie promoções e ofereça frete grátis. Essas condições especiais vão dar aquele empurrãozinho que faltava para alavancar suas vendas!

  • Por último: divirta-se!

Lembre-se: você não precisa ser um apresentador profissional nem ter anos de experiência para apresentar uma live commerce. Dê o seu melhor e se cometer algum erro ao longo do caminho, volte atrás e explique aquela informação novamente.

Live commerce no Brasil e a Americanas Ao Vivo

Em 2020, a tendência chegou ao Brasil! E a primeira marca a apostar no formato foi ninguém mais, ninguém menos que a Americanas.

No dia 25 de junho de 2020, o Americanas Ao Vivo nasceu e a marca realizou a primeira transmissão com a influenciadora Camila Coutinho apresentando alguns produtos de beleza e compartilhando sua opinião ao vivo.

O projeto cresceu rapidamente e logo a marca estendeu a oportunidade para que seus lojistas parceiros também realizassem live commerces. Uma das primeiras foi com o Jirau da Amazônia, projeto de artesãos da região amazônica que vendem para todo Brasil através da Americanas Marketplace.

A live aconteceu diretamente de Manaus e trouxe grandes resultados para a marca, que identificou um crescimento de mais de 10x na busca dos produtos divulgados durante as lives e uma conversão 7x maior.

Em maio de 2021, a Americanas Marketplace ainda fechou uma parceria com a plataforma de e-commerce, para o lançamento de uma plataforma exclusiva de live commerce no Brasil que irá impulsionar as vendas nesse modelo e facilitar essas vendas para os parceiros.

E aí, preparado para apresentar seus produtos ao vivo e obter resultados surpreendentes? Anote todas as nossas dicas e prepare-se para fazer uma live commerce de sucesso!


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