Saiba tudo sobre esta nova estratégia e veja como a sua loja pode vender nesse formato que está revolucionando os hábitos de compra

Você já ouviu falar em live commerce? Considerada a grande tendência do e-commerce, live commerce significa “comércio ao vivo” e basicamente consiste em uma estratégia que une live e vendas online.
Esse formato de vendas nasceu na China e está revolucionando os hábitos de compra de consumidores do mundo todo.
Live commerce na prática
Você lembra daqueles programas de auditório onde o apresentador fazia uma propaganda de alguns produtos, mostrando todas as suas funcionalidades e praticamente “vendendo” o item ao vivo? A live commerce funciona de forma parecida, mas elas acontecem muito nas redes sociais ou em plataformas especializadas.
Durante uma live commerce, você entra ao vivo e pode apresentar seus produtos, tirar dúvidas, estimular a curiosidade do público e incentivar a compra. O formato permite que você interaja em tempo real com os consumidores, estimulando ainda mais essa experiência de compra a distância.
Por que live commerce é tendência?
Comprar online já é uma realidade no Brasil e faz parte da rotina dos brasileiros, mas não é só o hábito de comprar online que está crescendo por aqui. O público está cada vez mais conectado! As vendas pelas redes sociais deram um grande salto e o consumo de vídeos online chegou a crescer 84% nos últimos 3 anos. (Kantar IBOPE Media)
Assim, a live commerce aparece como uma junção de dois grandes costumes dos brasileiros. E como esse modelo ainda não é tão famoso, ele é uma forma de se diferenciar no mercado e levar uma experiência única aos seus consumidores.
Live commerce é mais fácil do que você imagina
Não tem segredo! Live commerce é sobre produzir conteúdo e se aproximar dos seus clientes (mesmo que de longe). Com um bom celular e uma internet estável, você pode entrar ao vivo no Instagram ou no Facebook e fazer a sua própria live commerce.
Além disso, você conhece os seus produtos melhor do que ninguém, então não tem ninguém melhor para apresentá-los do que você. Compartilhe a sua opinião, tire dúvidas e convide os clientes a participar. Ver uma pessoa comum do outro lado da tela, além de humanizar a sua marca, torna tudo ainda mais real.
Dicas para fazer a sua live commerce
Se interessou pelo formato? A expectativa é que as live commerces se tornem cada vez mais comuns entre os brasileiros. Então, quem começar agora mesmo a apostar nessa tendência, sai na frente!
Antes de criar uma live commerce para a sua loja, dê uma olhada nessas dicas e garanta uma experiência inesquecível para os seus clientes.
- Faça uma seleção dos produtos
Quais produtos você quer divulgar na sua live? Você pode apostar naqueles mais vendidos, para aumentar ainda mais a procura, ou até apresentar aqueles que não são muito vendidos, para instigar o consumidor a comprar e criar um desejo pelo item.
- Estruture a sua live commerce
Crie um planejamento estratégico e desenvolva um bom roteiro para o evento. Dessa forma, você terá um conteúdo mais assertivo para o grande dia, sem deixar as informações mais relevantes de fora.
Lembre-se também de pensar em um cenário para a sua live. Personalize o local com elementos que remetam à sua marca e tragam a sua identidade visual. Deixe a sua live commerce com a cara da sua marca!
- Crie uma oportunidade única de compra
Live commerce é sobre vender, então porque não dar um incentivo para os seus clientes continuarem assistindo e finalizarem suas compras? Crie promoções e ofereça frete grátis. Essas condições especiais vão dar aquele empurrãozinho que faltava para alavancar suas vendas!
- Por último: divirta-se!
Lembre-se: você não precisa ser um apresentador profissional nem ter anos de experiência para apresentar uma live commerce. Dê o seu melhor e se cometer algum erro ao longo do caminho, volte atrás e explique aquela informação novamente.
Live commerce no Brasil e a Americanas Ao Vivo
Em 2020, a tendência chegou ao Brasil! E a primeira marca a apostar no formato foi ninguém mais, ninguém menos que a Americanas.
No dia 25 de junho de 2020, o Americanas Ao Vivo nasceu e a marca realizou a primeira transmissão com a influenciadora Camila Coutinho apresentando alguns produtos de beleza e compartilhando sua opinião ao vivo.
O projeto cresceu rapidamente e logo a marca estendeu a oportunidade para que seus lojistas parceiros também realizassem live commerces. Uma das primeiras foi com o Jirau da Amazônia, projeto de artesãos da região amazônica que vendem para todo Brasil através da Americanas Marketplace.
A live aconteceu diretamente de Manaus e trouxe grandes resultados para a marca, que identificou um crescimento de mais de 10x na busca dos produtos divulgados durante as lives e uma conversão 7x maior.
Em maio de 2021, a Americanas Marketplace ainda fechou uma parceria com a plataforma de e-commerce, para o lançamento de uma plataforma exclusiva de live commerce no Brasil que irá impulsionar as vendas nesse modelo e facilitar essas vendas para os parceiros.
E aí, preparado para apresentar seus produtos ao vivo e obter resultados surpreendentes? Anote todas as nossas dicas e prepare-se para fazer uma live commerce de sucesso!
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Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
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O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados