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Tue Jan 17 15:38:16 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Logística reversa de embalagens de cosméticos é mais do que perfumaria

Cosméticos não podem vender beleza apenas dentro do pote: o manejo das embalagens após o consumo também faz parte da estratégia.

· Atualizado em 17/01/2023
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O conteúdo de uma embalagem de cosmético tem o objetivo de estimular a beleza. Após o uso, entretanto, o pote vazio pode se tornar um problema. Se for descartado na natureza, ou mesmo se for parar em um lixão, o que era para ser belo se torna sinônimo de destruição. Ou se tornava, porque, de um bom tempo para cá, a palavra de ordem é logística reversa, que diz respeito à reutilização ou ao menos à reciclagem do que sobra após extrair a beleza contida no recipiente.

Fazer com que a embalagem retorne de forma segura para a cadeia produtiva, por meio da chamada logística reversa, é uma das etapas da sustentabilidade que vem se mostrando cada vez mais indispensável ao planejamento corporativo. Para além da fabricação e da distribuição, o pós-consumo tem uma importância cada vez maior na cartilha de responsabilidades das empresas.

Mas, afinal, o que é logística reversa?

Segundo a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Assim, esse mecanismo faz com que o empresário tenha responsabilidade com o recolhimento dos resíduos resultantes de seu produto, especialmente com a embalagem, garantindo que eles tenham um destino melhor do que o seu descarte em locais inadequados.

Boas práticas

Ser socialmente justo e ambientalmente responsável é uma exigência imprescindível às empresas atuais. Quanto à logística reversa, confira quem se destaca pelo manejo dos resíduos sólidos decorrentes de seus produtos:

Avon: o Programa DAMF (Dê a Mão Para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda) faz a coleta de embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca e encaminha-os para a reciclagem.

O Boticário: o Programa Reciclagem de Embalagens possibilita que embalagens usadas de produtos de beleza sejam devolvidas a qualquer uma das lojas do grupo, que totalizam mais de 4 mil pontos no país. As embalagens são então enviadas às cooperativas de catadores para serem recicladas.

Natura: o Recicle com a Natura no Dia do Consumo Consciente tem o objetivo de alcançar a meta de 100% de descarte responsável até 2030. Com essa iniciativa, embalagens poderão ser trocadas por produtos e cupons de desconto nas lojas, em espaços digitais ou com consultoras de beleza.

Embelleze: o projeto envia as caixas de papelão de seus fornecedores para cooperativas de reciclagem.

Unilever: a empresa faz a coleta de embalagens pós-consumo e as envia para reciclagem.

A logística reversa une a busca por sustentabilidade, a governança na adequação à legislação e a redução dos custos relacionados à operação de transporte. Porém, para além disso, a importância de implantar um sistema de reaproveitamento de embalagens fortalece a marca junto ao público e contribui efetivamente para diminuir o descarte incorreto de resíduos físicos.

Atitudes impactantes para melhorar o mundo não são “cosméticas”, mas ferramentas para conservar a beleza do nosso planeta.

Saiba mais

O que é a agenda ESG nos empreendimentos de beleza?

Por que a logística reversa é importante para os pequenos negócios?

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