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Mercado e Vendas | MARKETING
Lugar de texto é na imagem ou na legenda?

Legenda e imagem complementam-se para passar uma informação exata e conquistar o seu cliente nas redes sociais.

· 17/10/2022 · Atualizado em 21/10/2022
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Muitos empreendedores acreditam que ninguém mais lê as legendas nas redes sociais. Será que isso é verdade? Segundo uma pesquisa da ThePreviewApp, 35% das pessoas leem legendas frequentemente, e 65% raramente.

Ainda que a maioria das pessoas olhem as legendas com pouca frequência, não as usar para complementar e aprofundar o conteúdo pode ser um grande erro para os pequenos empreendedores. Existem pessoas que querem ler a legenda, saber detalhes e valores dos produtos. Então, por que não caprichar na sua legenda?

É verdade que as imagens e os vídeos se tornaram muito importantes nas redes sociais e ajudam a destacar informações relevantes. Mas, também é fundamental integrar imagem e texto, fazendo com que um complemente o outro e traga uma mensagem completa para atrair o seu cliente. 

Por isso, separamos algumas dicas para você criar legendas criativas e chamar a atenção dos consumidores nas redes sociais! 

Conte histórias

Use as descrições das suas imagens para contar histórias da sua empresa, produto ou mesmo dos seus clientes. Você pode, por exemplo, contar como começou o seu negócio. 

Faça perguntas

É uma maneira de incentivar respostas nos comentários da publicação. As pessoas também podem enviar mensagens no direct respondendo suas questões. As perguntas estimulam a interação e a proximidade com o cliente.

Seja breve e direto

Faça legendas curtas, diretas e simples de se entender. Elas precisam chamar a atenção imediatamente. Então, coloque as informações mais importantes logo no início da descrição. Lembre-se de que se o texto tiver mais de 125 caracteres, os usuários precisam clicar em “mais” para continuar a leitura, o que pode provocar o abandono da sua publicação.

Adeque a linguagem ao seu público

A legenda também transmite o tom e a voz da sua marca. Conheça o perfil dos seus clientes para conversar na mesma linguagem. Por exemplo, se a sua empresa for mais descontraída, você pode incluir emojis para divertir a leitura. 

Incentive a ação dos seguidores 

Coloque chamadas para a ação (CTAs) para motivar e direcionar seus seguidores a agir. Um exemplo é a frase “compre agora”, que pode ser utilizada se você estiver mostrando um produto ou serviço. 

Nos stories do Instagram, também é possível incluir textos. É uma forma de se comunicar e interagir com seu cliente. Você pode experimentar cores, alinhamentos, movimentos e fontes. Compartilhar um story só com texto para causar curiosidade para o próximo conteúdo ou mesmo para fazer um comunicado rápido. 

As legendas podem inspirar e complementar a experiência do usuário. Conheça seu público e sua linguagem para adaptar o seu texto aos interesses dele e oferecer um conteúdo de qualidade. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Confira três motivos para usar carrosséis na sua ação de marketing

Saiba o que fazer para ter um engajamento de sucesso no Instagram


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