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Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing digital: o que é co-marketing?

Conheça os benefícios em criar parcerias digitais através do co-marketing.

· 07/11/2022 · Atualizado em 30/11/2022
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Sabe aquele velho ditado que diz: “Duas cabeças pensam melhor que uma”? Pois ele pode ser bem aplicado quando se trata de co-marketing, uma estratégia que tem levado a bons resultados no marketing digital. O co-marketing acontece quando duas (ou mais) empresas unem os seus esforços para realizar ações que promovem as duas marcas. Essa ação conjunta permite que elas atinjam resultados superiores, aumentem o reconhecimento de marca e reduzam os custos das campanhas.

Trata-se de conteúdos, ferramentas e até mesmo eventos realizados por duas ou mais empresas com o objetivo de atingir um público-alvo semelhante. Ou seja: o sentido é trabalhar de forma colaborativa em ações de marketing, como, por exemplo, na produção de um catálogo ou um e-book (uma marca de roupas pode fazer parceria com uma de calçados e outra de acessórios). O importante é que os segmentos de mercado sejam semelhantes, mas não concorrentes, assim uma pode ajudar a outra na produção de conteúdos e atrair mais clientes.

 Entre os principais benefícios da adoção do co-marketing, está o fato de que as ofertas complementares impactam na decisão de compra do consumidor. Por exemplo: no caso de roupas, calçados e acessórios, a pessoa, ao procurar a marca, tem a opção de montar o look completo.

Outro benefício é a autoridade que a sua empresa constrói quando se alia a outra e, juntas, produzem conteúdos úteis e relevantes para o público-alvo, tornando-se referência no mercado. Isso porque o leque de conhecimentos oferecidos torna-se maior, com informações mais completas.

Quando se unem, as empresas parceiras vão atrair os seus clientes e os clientes das colaboradoras. Assim, as empresas que produzem em conjunto serão vistas pelo público de ambas. Isso vai, com certeza, aumentar a taxa de conversão. Além disso, o maior alcance e a efetividade das publicações proporcionam despesas menores com o marketing digital, já que os custos são diluídos entre as parceiras.

Por fim, outro grande benefício em adotar essa estratégia é que a sua empresa terá menos trabalho com melhores resultados, tendo em vista que o trabalho em equipe, de forma colaborativa, costuma ter uma qualidade maior.

Como encontrar o parceiro ideal

  • Considere se o público-alvo do seu potencial parceiro tem os mesmos gostos e interesses que os seus e se vocês exercem atividades similares ou que se complementam.
  • Analise a quantidade de pessoas que acompanham o seu parceiro nas redes sociais e o engajamento que tem, bem como acessos ao website.
  • Considere se você pode aproveitar uma boa parte da audiência do seu parceiro para gerar leads e levá-los até o momento da compra.
  • Fique de olho na reputação do seu parceiro, pois credibilidade é fundamental para empresas que querem construir autoridade no mercado.
  • A troca de conhecimentos e o trabalho em equipe, de forma colaborativa, é fundamental. Definam prazos e façam o alinhamento de ideias.

Aproveite para realizar os cursos EaD do Sebrae clicando nos links a seguir. Eles vão ajudar você e seu parceiro de co-marketing na elaboração de conteúdos relevantes para suas empresas.

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