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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Marketplace: o que é e se vale a pena usar como plataforma de vendas

Conheça quais são as vantagens e as desvantagens em utilizar a estratégia de vendas em marketplace no seu negócio de moda.

· 18/01/2023 · Atualizado em 01/02/2023
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Está procurando uma maneira de vender os seus produtos on-line, mas tem dificuldades para criar uma loja virtual? Talvez, a solução seja você investir no marketplace. Mas, primeiro, é preciso entender que loja virtual e marketplace não são a mesma coisa. Vamos lá!

A única semelhança entre uma loja virtual e um marketplace é que ambas as modalidades permitem que você venda seus produtos pela internet, porém, uma loja virtual é um modelo de negócio único, ou seja, trata-se de uma plataforma de e-commerce que vai abrigar os produtos de uma única marca/empresa, o que implica investimentos do empreendedor para gerir esse canal de venda. Já o marketplace é uma espécie de shopping virtual, ou seja, é uma plataforma de e-commerce que recebe as lojas virtuais de diversas empresas e de vários segmentos, como, por exemplo, Dafiti, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Mercado Livre.

Já percebeu que uma das maiores vantagens de optar por vender os seus artigos de moda em uma plataforma de marketplace é justamente a visibilidade que ela pode dar ao seu negócio, não é mesmo? Afinal, essas plataformas recebem milhares de consumidores todos os anos. Em 2020, por exemplo, representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro. No ano de 2019, 95% dos consumidores brasileiros que compraram on-line fizeram isso por meio de marketplaces.

Outra vantagem do marketplace é que ele conta com diversas ferramentas e funciona como uma espécie de vitrine, facilitando as vendas on-line, principalmente para os pequenos lojistas. Você deve estar se perguntando como funciona a plataforma de marketplace. O processo é bastante simples e é realizado mediante três tipos de acesso:

  • após criar uma conta, o lojista cadastra seus produtos na plataforma de marketplace;
  • o administrador do marketplace gerencia todos os vendedores;
  • os clientes acessam o marketplace para fazer suas compras.

As vantagens de optar por um marketplace são muitas, começando pelo fato de que inserir o seu negócio em uma plataforma desse tipo significa oferecer ao cliente mais um ponto de vendas, além da facilidade para começar a vender on-line, já que o lojista não precisará investir na estrutura de criação do site nem ter grandes preocupações com a logística.

Outro aspecto é que não há necessidade de grandes investimentos em marketing, pois a própria plataforma realiza esse papel de atrair os consumidores. A característica de ser uma espécie de shopping virtual, em que os consumidores têm várias lojas para visitar, por si só, já atrai e retém os clientes.

Por outro lado, está nesse aspecto uma das desvantagens do marketplace: o consumidor pode comparar preços e produtos, portanto existe uma espécie de competição com os concorrentes dentro da plataforma. Além disso, a identidade da marca não fica tão visível como em uma loja virtual, e você não tem como customizar a sua página.

Assim, se você optar pelo marketplace, pese os prós e os contras e lembre-se de que, se ainda não tem condições de investir na loja virtual, o marketplace pode ser um bom começo para as vendas on-line. Tenha, no entanto, alguns cuidados, como escolher plataformas confiáveis e seguras (você pode estar presente em mais de um marketplace) e ficar atento às regras da plataforma, bem como aos custos de taxas e comissões que elas cobram.

O Sebrae disponibiliza para você o guia de e-commerce Aprenda a desenvolver uma loja virtual, uma cartilha que orienta sobre a maneira correta de abrir uma loja virtual usando conceitos de e-commerce.  Aproveite também para fazer o nosso curso pelo WhatsApp Marketing digital: planejar para vender pela internet, em que você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.

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